sábado, novembro 12, 2005
NADIA COMANECI


Com suas notas perfeitas nos jogos Olímpicos de Montreal em 1976, a romena revolucionou a percepção e a atenção que as massas de espectadores davam a ginástica.
Aos 14 anos de idade, foi a primeira ginasta a alcançar o cobiçado 10 em suas pontuações, no dia 19 de Julho de 1976,e com ele conquistou atenção e o amor de milhares de pessoas ao redor do mundo.
O fenômeno Nadia Comaneci abrangeu milhares de jovenzinhos apaixonados por ela e meninas tentando imitar seus movimentos ou pelo menos adoptando seu tradicional penteado de rabo de cavalo.
Na sua cidade natal, Onesti, Nadia começou a praticar ginástica sob a supervisão de Valeriu Munteanu e Marta Karolyí.
Pouco anos depois, Bela, esposo de Marta, incluiu a menina na sua equipa e com ele tornou a ganhar competições na Romênia.
Ingressou no esporte internacional em 1971.
Depois de ganhar os títulos pelas apresentações no conjunto de todos os aparelhos em vários torneios, entre eles o campeonato europeu de 1975, Nadia estava pronta para os Jogos Olímpicos.
O primeiro dia de competição dos Jogos Olímpicos, o evento de exercicios obrigatórios por equipe, foi no dia 19 de julho.
Comaneci sentiu sua boa actuação depois que saiu das barras assimétricas e escutou o barulho da multidão, voltando para ver o quadro de pontuações.
Este mostrava 1.0, a única maneira que na época se podia anotar uma pontuação perfeita, a primeira vista pelo Jogos Olímpicos e a primeira de sete pontuações perfeitas que teria Comaneci durante esses jogos.
A ginasta ganhou medalha de ouro no conjunto de aparelhos, transformando-se na primeira romena ganhar uma medalha de ouro na ginástica olímpica.
No total, Comaneci ganhou 5 medalhas nos Jogos Olímpicos de Montreal, três de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Sua carreira continuou com bons resultados nos campeonatos europeus e mundiais.
Nos Jogos Olímpicos de Moscovo se apresentou com dores ciáticas, sofrendo fortes dores com os movimentos de pernas, mesmo assim conseguiu a medalha de ouro e duas de prata.
Afastou -se em 1984, semanas antes do Jogos de Los Angeles, aos quais assistiu como convidada.
O governo romeno, liderado então por Nicolas Ceausescu, chegou a temer sua deserção, assim confiscou toda sua correspondência, cortou-lhe o telefone e restringiu suas viagens.
Em novembro de 1989, decidiu fugir da Romênia, de madrugada através de um buraco na cerca de arame, saiu do país sem nenhum pertence.
Dirigiu-se a Áustria e pediu asilo a embaixada americana.