sexta-feira, novembro 25, 2005

 

NO PARAÍSO


Posted by Picasa De acordo com o Livro do Génesis da Bíblia, Adão foi o primeiro ser humano, uma nova espécie criada directamente por Deus.
O nome Adão, em hebraico אדם - Adam, sem o artigo definido, tem o sentido de "feito do pó do solo (adamah - solo em hebraico), ser terreno ou terrestre"; esta palavra parece também com a palavra "vermelho" (adom), dando o sentido de argila ou barro.
A narrativa diz que Deus "passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida (em hebr. nishmat chayim) e ... veio a ser uma alma vivente (em hebr. é Lenefésh Chayah; no gr. é vertido por psy.khén zó.san; no lat. á.nimam vi.véntem)." (Génesis 2:7) Afirma que Adão não tinha uma alma, mas que tornou-se numa alma vivente.
Foi pai de Caim, de Abel, Sete, e de mais outros filhos e filhas.

Segundo Génesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos.
Em consequência directa do pecado de Adão, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável.

Surge a noção de pecado herdado e da necessidade dum resgate correspondente da humanidade condenada à morte.
Orígenes refere que a tradição judaica [não-bíblica] de que o sepulcro de Adão foi no mesmo lugar da crucifixão de Cristo.

A pequena ábside aos pés do Calvário (Capela de Adão) perpetua um antigo culto em torno do alegado crânio de Adão.
A arqueologia, paleontologia e antropologia, estabelece o aparecimento do Homo Sapiens (o homem moderno), nossa espécie, à 15 mil anos atrás, num período geológico muito recente, apartir da África, no Vale de Omo, no Sudueste da Etiópia.

A sua evolução biológica é resultado de adaptações de Homo Erectus (antepassado do homem moderno) ao meio em que vivia.
Desde então, o Homo Sapiens vem evoluíndo e mutiplicando-se cada vez mais, extinguindo todas as espécies que se opunham a ele, tornando-se na espécie dominante do Planeta.
Algo muito diferente às crenças religiosas / mitológicas sobre a origem da Humanidade!
Contudo, esta narrativa deve ser hoje entendida como enquadrada na época em que foi escrita (isto é, ao tempo do cativeiro judaico na Babilónia, tendo os Hebreus, ao contactar com a cultura caldaica, absorvido certos elementos, designadamente as histórias respeitantes ao início dos tempos e ao Dilúvio, as quais constituem precisamente o livro do Génesis), em que, evidentemente, os conhecimentos científicos eram bastante reduzidos, e o peso da religião na vida dos homens eram esmagador - assim sendo, tratou-se apenas de mais uma maneira de explicar aquilo que não era possível explicar por meios lógicos para a época, um mito criador, tal como existia nas demais religiões do Próximo Oriente.
Mesmo hoje, a Igreja Católica e outras denominações cristãs reconhecem cientificidade à teoria da evolução de Darwin e às descobertas arqueológicas, considerando a história de Adão e Eva apenas um meio de explicar algo que, à época da passagem a escrito do mito, era impossível de explicar de outro modo; outros sectores, mais conservadores (designadamente os Criacionistas) advogam que a Bíblia deve ser interpretada à letra, e como tal não reconhecem validade nem à teoria darwinista, nem às provas arqueológicas
Para os acádios Adapa foi criado por Ea (Enki. Existe um paralelismo entre as duas lendas de Adão e Adapa nesta história precedente à Biblia.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com