sábado, novembro 05, 2005

 

PAUL NEWMAN


Posted by Picasa Uma das maiores lendas vivas da 7º arte.
Começou a brilhar ainda na década de 50 e tornou-se no herdeiro natural de James Dean.
Ganhou estatuto e tornou-se no maior injustiçado da Academia até à década de 80.
Hoje é um veterano de respeito.
Mas mantém aquele brilho único no olhar...
Nasceu a 26 de Janeiro de 1925 no Ohio com o nome de Paul Leonard Newman.

O pai dirigia uma loja de desporto e daí começou a paixão de Paul por tudo o que envolvia desporto.
Começaria pelo baseball e acabaria nas corridas de automóveis.
Competiu, comprou uma equipa, e hoje é um respeitado elemento do mundo de competição automóvel.
Depois de ter começado a representar na escola, foi chamado para a 2º Guerra Mundial onde serviu na Marinha norte-americana da qual foi dispensado em 1946.
Passou para os estudos universitários em Kenyon College. Daí passou para Yale onde estudou dramaturgia.
Depois rumou a Nova Iorque para aprender no respeitado Actor´s Studio, ao lado de nomes como Marlon Brando, Montgomery Clift e James Dean.
Passou pela Broadway onde fez Picnic, em 1953 (mais tarde Joshua Logan adaptaria o filme ao cinema mas preferiu William Holden)e estreou-se no cinema em 1954.
The Silver Chalice foi tão mau que Newman reconsiderou mesmo manter o contracto com a Warner.
Mas depois morreu James Dean e o jovem loiro de olhos azuis ficou com o seu lugar em Somebody Up There Likes Me.
O filme foi um sucesso e Paul Newman deu o primeiro passo para a fama.
The Long Hot Summer, The Left Handed Gun e o notável Cat on a Hot Thin Roof marcaram os seus anos seguintes de carreira.

Com o apagamento de Brando e Clift, ele era agora o simbolo vivo do "Metodo".
Era já uma estrela, tanto pelo seu talento como pelo enorme sex-appeall que faz ainda hoje dele um dos actores mais sensuais da história.
Em The Hustler teve uma performance memorável e muitos pensaram que seria o seu primeiro óscar. Mas aí começaria uma longa espera de 25 anos.
Nem no notável Sweet Bird of Youth (1962), nem em Hud (1963) ou em Cool Hand Luck (1967) conseguiu a ansiada estatueta.
Pelo meio trabalhou com Hitckock em Torn Curtain e casou com a parceira de The Long Hot Summer, Joanne Woodward, o mais longo e duradouro casamento de Hollywood.
Para ela fez Rachel, Rachel em 1968, a sua estreia na realização. The Effect of Gamma Rays on Man-on-the-Moon Marigolds (1972) e Glass Menagerie (1982) seriam os seus outros dois filmes como realizador, sempre com a mulher como protagonista.
A entrada na década de 70 começou com a parceria com Robert Redford em The Butch Cassidy and the Sundance Kid. Em The Sting repetiriam a dose e mais uma vez o óscar ficava adiado. The Mackintosh Man, Towering Inferno e The Drowning Pool foram outros sucessos da década de 70.

Newman continuava uma estrela. A sua boa forma era visivel na forma como corria. Em 1979 foi segundo nas 24 horas de Le Mans ao volante de um Porsche. E em 1981 voltaria em grande com Absence of Malice.
Seguir-se-ia The Veredict, onde todos pensavam que seria consagrado. Não foi e teve de esperar pelo filme seguinte, quatro anos depois, The Color of Money, a sequela de The Hustler, para vencer o óscar. Uma vitória justissima que só pecava por tardia. A partir daí a sua carreira abrandou. Começou a dedicar-se à equipa Newman e a sua empresa de alimentação. Em 1990 voltaria a representar ao lado da mulher em Mr and Mrs Bridge e quatro anos depois conseguiria uma das suas melhores performances de sempre em Nobody´s Fool.
Daí até hoje seguir-se-iam pequenos papeis secundários em Message in a Bottle ou Rode to Perdition, onde conseguiu a sétima e última nomeação ao óscar até ao momento.
O homem que nunca viu um filme seu e que diz que o seu som favorito é o de um motor V8 em alta rotação, é hoje o maior actor vivo.

Uma lenda do cinema, um homem marcante, e um icone de toda uma geração.
Depois da perda de nomes tão importantes para os cinéfilos nos últimos anos, pedimos que Deus nos mantenha Paul Newman connosco durante muitos longos anos.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com