quinta-feira, novembro 17, 2005

 

SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL


Posted by Picasa Embora a Selecção nacional de futebol de Portugal nunca tenha ganho nenhuma grande competição na categoria senior, costuma praticar um futebol de grande qualidade com alguns excelentes resultados, em pé de igualdade com as outras grandes equipas mundiais.
Os maiores êxitos da selecção de Portugal foram o 3º lugar no Copa do Mundo de 1966, na sua primeira participação, quando atingiram as semi-finais perdendo apenas com quem seriam os campeões: Inglaterra.

Liderada pelo seu lendário jogador Eusébio, tiveram performances impressionantes, batendo os defensores do título, o Brasil e virando um jogo contra a Coréia do Norte de um resultado de 3 a 0 contra, vencendo no final por 5 a 3.
Portugal acabaria o campeonato em terceiro lugar e Eusébio foi considerado o melhor jogador daquela Copa, tendo sido igualmente o melhor marcador (artilheiro).
Poucas selecções tiveram que viver com tanta expectativa quanto a selecção portuguesa de aproximadamente 1994 a 2004.

A seleção sub-20 de Portugal ganhou dois Mundiais Sub-20 consecutivos, em 1989 e 1991 com uma verdadeira galáxia de estrelas, os maiores sendo os meio-campistas Luís Figo e Rui Costa; essas estrelas foram chamadas de a geração de ouro.
Contudo, ainda não conseguiram transferir seu sucesso das categorias de base para o nível adulto.
Portugal foi o país anfitrião do Campeonato da Europa de Futebol 2004, em que se classificou em 2º lugar, apenas atrás da Grécia.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com