sábado, novembro 26, 2005
TINA TURNER


Estados Unidos da América
No ano de 1956 Ike Turner e o Kings Of Rhythm estão-se apresentando num "club" em East St. Louis, onde Ike conheceu Tina e sua irmã mais velha, Alline.
As irmãs mudaram-se para St. Louis para
trabalhar frequentam os clubes da àrea.
Alline sempre cantou, desde criança nos coros da igreja, e constantemente perguntava a Ike se poderia cantar com a banda dele, mas ele nunca esteve interessado.
Numa noite no clube, Tina subiu ao palco com a banda.
Ela e Ike casaram e ela tornou a vocalista da banda.
No ano de 1960 a primeira gravação de Ike & Tina aconteceu por acidente, quando o cantor não compareceu para gravar a música de Ike "A Foll In Love", e Tina tomou o seu lugar.
A Banda de Ike se torna então "The Ike & Tina Turner Revue", e são adicionadas três cantoras , as Ikettes.
Em Janeiro de1966 a dupla conhece o produtor Phil Spector, que oferece a Ike $20,000 dólares para ter Tina numa produção sua. (Spector admira a voz de Tina, mas não o trabalho de produção de Ike, desta forma o pagamento deixava Ike fora das sessões de produção).
Os compositores Jeff Barry e Ellie Greenwich foram chamados para escrever a música para Tina, com Spector.
Em Março Tina grava a voz de "River Deep, Mountain High" depois de Spector já ter gasto $22,000 criando a trilha fenomenal da faixa.
Em Junho é lançado pelo selo de Spector, a Phillis, "River Deep Mountain High" não passa no chart americano
Em Julho, por outro lado, "River Deep Mountain High" é um sucesso no Reino Unido (o primeiro da dupla), chegando ao No 3 da tabela dos top´s.
Aqui se inicia um verdadeiro caso de amor dos europeus por Tina.
A Warner lança uma faixa, "Tell Her I'm Not Home", no Reino Unido e esta chega ao No 48 nos charts britânicos.
Em Setembro eles iniciam uma tourne pelo Reino Unido, como suporte dos Rolling Stones, apresentando-se em Londres no Royal Albert Hall e participando do programa de TV "Ready, Steady, Go!".
Tina fica desgostosa com o seu pouco tempo em Londres, e promete a si mesma que um dia iria viver lá.
Cansada dos maus tratos da parte de Ike resolve separar-se e actuar a solo, sendo daí para a frente a sua carreira um mar de êxitos.