sexta-feira, dezembro 02, 2005

 

AUSTERLITZ


Posted by Picasa A Batalha de Austerlitz ocorreu em 1805, em Austerlitz, na Morávia, na época sob o governo dos Habsburgo, e opôs os exércitos de Napoleão Bonaparte aos exércitos da Rússia e do Império Austríaco, sob o comando do general Kutuzov.
Napoleão tentara atacar a Inglaterra na Campanha da Bolonha, mas esta era astuta, e fez com que a Áustria e a Rússia entrassem em guerra contra a França, o que forçou o imperador francês, junto com o desastre na Batalha Naval de Trafalgar, a abandonar o ataque à Inglaterra e fazer uma campanha contra a Austria.
Napoleão avançava pela Áustria, enquanto as tropas aliadas recuavam, até que decidiram atacar Napoleão em Austerlitz.

O exército aliado era duas vezes maior que o francês, mas encontrava-se dividido, pois Kutuzov era a favor de não atacar Napoleão tão cedo, esperar as tropas do Arquiduque chegarem, o que faria duplicar o efectivo aliado, e o czar Alexandre Segundo.
Napoleão, contudo, estava parado numa montanha ao leste de Austerlitz, que era sem sombra de dúvida o melhor ponto estratégico da área.
Não obstante, decidiu abandoná-lo, deixando-no ser ocupado pelos aliados.
Uma sábia decisão estratégica de Napoleão, que lhe permitiu a vitória.
Sua estratégia, estranha e ousada, até que era bem simples: deixar os aliados com a montanha, localizada no meio do campo de batalha, para tomá-la, dividindo o exército inimigo em dois.
A estratégia austro-russa era de atacar Napoleão pelo flanco direito francês, concentrando, nesse ponto, a força do flanco esquerdo e do centro (montanha) aliados.
Na manhã da batalha, uma espessa neblina cobriu o campo de batalha.

Mesmo assim, os movimentos ocorreram como o planeado, e logo o flanco direito francês já estava enfrentando as forças aliadas, e do outro lado, no flanco esquerdo francês e direito russo, o general aliado Bragation enfrentava Lannes.
Batalha de Austerlitz - 2 de dezembro de 1805
A montanha desprotegida foi logo tomada por Napoleão. Mas aí veio a Guarda Imperial Russa retomá-la.

Não muito depois, a Guarda Imperial Francesa venceu finalmente o confronto na montanha.
Cercado, o flanco esquerdo aliado foi obrigado a ceder terreno, e logo já se achava destroçado e separado.

Algumas tropas tentaram fugir por um lago congelado, que foi bombardeado merecidamente pela artilharia francesa.
O único general aliado bem na batalha era Bragation, que estava lentamente vencendo Lannes, mas foi obrigado a recuar, já que não poderia enfrentar o inteiro exército francês.
E foi assim que os aliados perderam a batalha de Austerlitz, e a guerra na Áustria.

E foi o maior feito militar de Napoleão.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com