sábado, dezembro 10, 2005

 

AYRTON SENNA


Posted by Picasa Para o legendário Juan Manuel Fangio, argentino cinco vezes campeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna foi o melhor piloto de todos os tempos da categoria máxima do automobilismo.
Com destreza ímpar e muita determinação, o piloto foi um dos grandes mestres do automobilismo, especialmente quando a corrida acontecia sob chuva.
Já no ano de sua estréia, em 1984, Senna por pouco não consegue sua primeira vitória na F-1.
O Grande Prêmio de Mônaco era disputado sob intensa chuva.

Senna, que havia largado na 13ª posição, fazia uma corrida notável e estabeleceu a melhor volta da prova, a de número 24.
O brasileiro se aproximava rapidamente da McLaren de Alain Prost e quando estava a apenas 7"446 do francês, a direCção da prova resolveu encerrar o GP, na 31ª volta. Senna e Prost chegaram a iniciar a volta 32, quando o brasileiro ultrapassou o francês, mas a bandeira vermelha (que interrompe a prova) foi agitada antes que eles cruzassem novamente a linha de chegada, o que invalidou a volta não completada.
Como a prova foi encerrada antes de dois terços do número previsto de voltas, os pilotos receberam apenas metade dos pontos.

Prost venceu a prova, mas acabou perdendo o campeonato por meio ponto para Niki Lauda. Caso o GP de Mônaco não houvesse sido encerrado prematuramente e Prost confirmasse a segunda colocação, o francês teria marcado 6 pontos, ao invés de 4,5, conquistando o título daquele ano.
Desta forma o francês, que encerrou a carreira colecionando quatro campeonatos, deixou de ser o segundo piloto da História a conquistar cinco vezes o título mundial.
Senna conquista 13 pontos e encerra temporada em 9º lugar no mundial de pilotos.

No ano seguinte, o brasileiro se transfere para a Lotus.
Já no segundo GP da temporada, a primeira pole position e a primeira vitória.
Debaixo de muita chuva, Senna deixa todos os concorrentes para trás e chega em primeiro, com 1'02"978 de vantagem sobre Michelle Alboreto (Ferrari), o único piloto a terminar a prova na mesma volta do brasileiro.
Senna consegue ainda mais uma vitória, na Bélgica, e termina o campeonato em quarto lugar.
Na temporada de 1986, o piloto volta a conseguir o quarto lugar no mundial.

Para o Brasil o campeonato teve duas dobradinhas: a primeira, na abetura do campeonato, no Rio de Janeiro.
Nelson Piquet vence a prova e Senna fica em segundo.
No travado circuito de Hungaroring (Hungria), os dois pilotos voltam a travar um grande duelo. A vitória fica novamente para Piquet e a equipe Williams, Senna é outra vez o segundo.
Em 1987, seu último ano na Lotus, termina o campeonato em terceiro.
O segundo piloto em número de vitórias da F-1 (41) chega finalmente a uma equipe de ponta na temporada de 1988.
Pilotando a McLaren número 12, Senna vence seis provas e conquista o primeiro título mundial de F-1.
Em 1989, após acirrada disputa com o companheiro de equipe, Alain Prost, Senna é derrotado pelo francês e alcança o vice-campeonato.

Em 1990, mesmo sem completar as três últimas provas, o brasileiro foi campeão, com 78 pontos, dando o troco em Prost, que ficou em segundo, com 71.
Em 1991, veio o terceiro e último título conquistado pelo piloto.
Senna venceu seis provas e terminou o ano com mais de 20 pontos à frente de Nigel Mansell, o segundo no mundial.
Em 1992, último ano em que a McLaren correu com motor Honda, a equipe tem vários problemas e Senna só completa metade das 16 provas do campeonato.

Após o tricampeonato do ano anterior, o quarto lugar no campeonato de pilotos, com menos da metade dos pontos do campeão Mansell, foi decepcionante.
Em 1993, o brasileiro volta a lutar pelo título.
A disputa é novamente contra Prost, que conquista seu quarto campeonato mundial.
O brasileiro termina a temporada em segundo.
O ano foi encerrado com a última vitória da carreira de Senna, no Grande Prêmio da Austrália. Em 1994, transfere-se para a equipe Williams, mas não consegue terminar mais nenhuma prova de F-1.
Após dois abandonos, no Brasil e Aida (Japão), a carreira do brasileiro se encerra em um trágico acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola.
Depois de largar na pole position e manter a liderança, Senna não consegue contornar a curva Tamburelo com sua Williams na quinta volta.

O carro choca-se violentamente contra o muro ao fim da área de escape e o piloto não resiste aos ferimentos, falecendo horas depois no hospital.
Ayrton Senna foi o piloto que mais venceu corridas de ponta a ponta.


Comentários:
Um grande campeão que não mais será esquecido !
 
deixei de ver a formula 1 depois dele ter desaparecido...
 
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