sábado, dezembro 31, 2005

 

BEN KINGSLEY


Posted by Picasa Ben Kingsley nascido Krishna Pandit Bhanji em Scarborough, Yorkshire, no dia 31 de Dezembro de 1943 é um actor britânico de ascendência indiana (Gujarati) e russo-judia.
O seu pai, Rahimtulla Pandit Bhanji, foi um médico nascido no Quénia de ascendência indiana, e a sua mãe, Anna Lyna Mary Bhanji, uma modelo e actriz. Kingsley começou a sua carreira no palco, mas iniciou-se cedo no cinema.

O seu primeiro filme, Fear is the Key, de 1972, não foi um sucesso, mas alcançou a fama em 1982 interpretando o papel de Mahatma Gandhi no filme Gandhi, premiado com vários prémios da Academia, incluindo um Prémio da Academia para Melhor Actor para o próprio Kingsley.
Os ancestrais do seu pai tinham vindo do estado indiano do Gujarate, o mesmo estado de onde era originário o próprio Gandhi, embora fossem muçulmanos e não hindus.
Kingsley conseguiu evitar os estereótipos, interpretando papéis diversificados em filmes como Turtle Diary, Maurice, Pascali's Island, Without a Clue (no papel de Dr. Watson junto com o Sherlock Holmes de Michael Caine), Bugsy (Nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário), Sneakers, Dave, Searching for Bobby Fischer, Schindler's List, Death and the Maiden, Murderers Among Us: The Simon Wiesenthal Story, e House of Sand and Fog (Nomeação para o Óscar de Melhor Actor).
Também apareceu com frequência na televisão, tendo sido o seu primeiro papel uma aparição fugaz em Coronation Street.
Divorciou-se recentemente de Alexandra Christmann, de Berlim, e vive em Spelsbury, Inglaterra.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com