quinta-feira, dezembro 08, 2005

 

BRUCE LEE


Posted by Picasa Bruce Lee nasceu em San Francisco (Califórnia) em 27/11/1940 e formou-se em Filosofia na Universidade de Washington, mas tinha quase nada de Californiano. Bébé prematuro, sua mãe queria chamá-lo de Lee Jun Fan, mas a burocracia Norte Americana, exige um nome Americano.
Uma das parteiras Bruce, e o casal Chinês, Grace Lee e Lee Hoi Chuen, concordou.
Com Bruce ainda pequeno, a família Lee voltou para Hong Kong. Lá, ele demonstrou ser um garoto extremamente irritado, que passava trotes e brigava com os vizinhos, era sonâmbulo e tinha frequentemente pesadelos.
Entre uma confusão e outra, contracenava com seu pai, actor da ópera Cantonense, em produções teatrais.
Estreou no cinema aos sete anos e fez vários filmes na infância e adolescência onde sempre interpretava personagens problemáticos.
Na adolescência, matriculou-se numa escola de Wing Chun, uma das ramificações do Kung Fu. Foi uma tentativa pouco feliz de canalizar sua energia.
Seus pais então o mandaram de volta aos Estados Unidos, onde ele deveria estudar e reconhecer sua nacionalidade americana.
Aproveitando sua obsessão pela leitura, Bruce estudou Filosofia.
Foi garçom, lavador de pratos e, claro, instrutor de Kung Fu, sobre o qual publicou um livro em 1962.
Os Estados Unidos fizeram bem a Bruce.
Em 1964 ele se casou com Linda Emery e mudou-se para a Califórnia onde deu aulas de Artes Marciais para vários actores, entre eles Steve McQueen e James Coburn.
Ao participar do torneio Internacional de Artes Marciais de Long Beach, foi visto pelo produtor William Dozier que o convidou para fazer um teste na 20 Th Century Fox.
O seriado iria se chamar "O Filho de Charlie Chan".
O seriado acabou não saindo do papel, mas a Fox chamou Bruce para um papel secundário em "O Besouro Verde", onde ele interpretava o motorista mascarado do herói título.
O seriado não foi um sucesso, mas se tornou cult após a consagração posterior de Bruce.
Então Bruce ajudou a desenvolver o seriado Kung Fu, que contaria as aventuras de um Monge Shao Lin no velho oeste.
Mas foi preterido pelo actor David Carradine.
Decepcionado ele voltou a Hong Kong, onde o seriado O Besouro Verde era um grande sucesso. Então o produtor Raymond Chow o convidou para estrelar três filmes de um pequeno estúdio chamado Golden Harvest.
"O Dragão Chines", "A Fúria do Dragão" e o "Vôo do Dragão", quebraram todos os recordes de bilheteira da Ásia.
Isso não passou despercebido de Hollywood, a Warner o chamou para estrelar "Operação Dragão".
Lançado em 1973, o filme se tornou um êxito mundial de bilheteira.
Porém Bruce Lee morreu no dia 20 de julho de 1973, três semanas antes da estréia Americana de Operação Dragão.
O filme criou um culto à memória de Bruce Lee e criou também um entusiasmo sem precedentes pelas artes marciais, tornando-as populares até os dias de hoje.
A causa mortis de Bruce foi apontada como sendo edema cerebral agudo, causado por hiper-sensibilidade a um dos componentes químicos do analgésico equagesic, após sentir uma forte dor de cabeça.
Esta é a versão oficial aceite pela própria família.
Qualquer outra abordagem, não passará de mera especulação.
O importante é que Bruce Lee deixou como herança uma filosofia de vida baseada no controle do corpo e da mente, além de uma maneira totalmente revolucionária de se abordar as artes marciais, que ele denominou Jeet Kune Do.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com