sábado, dezembro 03, 2005

 

CHRISTIAAN BARNARD


Posted by Picasa Os profissionais da saúde responsáveis pelo implante do primeiro coração artificial autônomo em seres humanos estão exultantes, assim como o primeiro receptor do aparelho denominado AbioCor, Robert Tools.
Após mais de 70 dias da cirurgia a que foi submetido, Tools sorri, faz exercícios e se alimenta normalmente.
Nada mal para quem estava desenganado e com previsão de sobrevida de apenas 30 dias em virtude de uma gravíssima insuficiência cardíaca.
O implante de coração artificial é uma das vertentes da evolução do transplante cardíaco, cirurgia responsável pelo aumento de sobrevida de milhares de pacientes, desde 03/12/1967 quando o médico sul africano Christiaan Barnard, na época com 48 anos (foto), surpreendeu o mundo, realizando o primeiro transplante cardíaco em seres humanos.
Por ironia do destino, em 02/09/2001 o dr. Christian Barnard faleceu vitimado por um infarto agudo do miocárdio, após passar mal na ilha de Chipre, onde estava de férias.
O primeiro transplante de coração foi realizado no dentista Louis Washkansky que sobreviveu apenas 18 dias por causa de problemas de rejeição ao novo órgão.
O segundo paciente a receber um coração, Philip Blaiberg, sobreviveu 18 meses.
Os problemas com a rejeição de um corpo estranho no peito do transplantado pareciam invencíveis.
Mas o doutor Barnard e sua equipe não desanimaram e, depois de aperfeiçoadas as técnicas a que deram início, eles provaram que o transplante é a única saída para muitos pacientes.
O paciente de Barnard com maior longevidade, Dirk van Zyl, viveu com o novo órgão por mais de 23 anos e morreu em 1996, por causa de complicações decorrentes de diabetes.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com