sábado, dezembro 03, 2005

 

GUGA


Posted by Picasa Gustavo Kuerten nascido em 10 de Setembro de 1976 em Florianópolis, Santa Catarina, é um tenista profissional do Brasil.
Ele é também conhecido como "Guga" e Guto, um apelido afectivo que é uma abreviação comum do nome "Gustavo" no Brasil.
O começo da vida de Guga é marcado por duas tragédias familiares.

A primeira diz respeito a seu irmão caçula, que sofreu de privação prolongada de oxigênio e consequentemente dano cerebral irreversível durante o nascimento e como resultado sofre de retardo mental e deficiência física severa.
Kuerten foi profundamente afectado pela luta diária de seu irmão.
Todo ano de sua carreira profissional até aqui, ele tem doado todo o dinheiro dado como prêmio por ganhar um torneio a uma ONG em sua cidade natal que dá assistência para pessoas que sofrem de deficiências similares.
Em sua própria família, Kuerten dava todos os troféus que ele ganhava para seu irmão caçula como uma lembrança (incluindo as três réplicas em miniatura do troféu de Roland Garros).
A segunda tragédia diz respeito ao pai de Kuerten, que é um ex-jogador amador de tênis e no final de sua vida, um juiz de cadeira.

Em 1985, quando Kuerten tinha apenas 8 anos de idade, ele morreu de um ataque cardíaco enquanto arbitrava uma partida entre juniores em Florianópolis.
Kuerten começou a jogar tênis quando tinha seis anos de idade, e conheceu Larri Passos, seu técnico pelos próximos 15 anos, quando ele tinha 14 anos de idade.

Passos convenceu Kuerten e sua família que ele tinha talento suficiente para viver do tênis, e os dois começaram a viajar mundo afora para participar de torneios Junior.
Kuerten tornou-se profissional em 1995.
Depois de dois anos como profissional, Kuerten elevou-se à posição de jogador nº 2 do Brasil, perdendo apenas para Fernando Meligeni, e tinha então seu ápice quando ajudou o time brasileiro na Copa Davis a derrotar a Áustria em 1996 e alcançar a primeira divisão da competição, o Grupo Mundial.
Como conseqüência de sua inesperada vitória em Roland Garros de 1997, Kuerten teve um ano e meio difícil, se ajustando à sua súbita fama e à pressão por vitórias.

O ano de 1998 foi o pior de sua carreira sem estar relacionado à contusões (naquele ano, Kuerten jogou abaixo de seu potencial, apesar de sentir alguns problemas físicos).
A pressão para que assumisse o posto de "embaixador" do tênis no Brasil ficou evidente depois de sua prematura derrota para um então desconhecido Marat Safin na edição de 1998 de Roland Garros: toda a equipe de jornalistas brasileiros que foi despachada para Paris para cobrir o evento imediatamente retornou para casa, deixando o resto do torneio sem qualquer cobertura no Brasil.
No dia 3 de Dezembro de 2000, no apogeu da sua carreira,foi proclamado como numero um do mundo.

Após problemas fisicos que o levaram a realizar duas cirurgias, Guga nunca mais teve bons resultados e hoje luta para voltar a ser o grande jogador.
Kuerten tem como ponto forte o jogo de fundo, com golpes paralelos fortes e um serviço sólido que o permite desgastar o oponente de trás da quadra.

Seu "grunhido" único quando ele bate na bola é reconhecido por milhões de fãs mundo afora.
"Guga" como é chamado carinhosamente por seus fãs, representa seu país, Brasil, na Copa Davis, mas nos últimos anos suas temporadas têm sido assoladas por problemas físicos. ´

Kuerten é um dos mais conhecidos e populares jogadores de tênis no tour da ATP.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com