sábado, dezembro 17, 2005

 

IRMÃOS WRIGHT


Posted by Picasa Pioneiros da aviação norte-americana, Orville Wright nasceu em Dayton, Ohio em 1871, e Wilbur Wright, em Millville, Indiana em 1867.
Os dois irmãos, que possuíam uma oficina de bicicletas em Dayton, lançaram-se à construção de planadores, entusiasmados pelos ensaios realizados por Otto Lilienthal, na Alemanha, e Chanute e Langley, nos EUA.
Segundo um diário que então escreveram, os irmãos Wright voaram num aeroplano chamado “Flyer”, com motor de 12 c.v., a 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk na Carolina do Norte. O diário regista três outros vôos com o mesmo aparelho, dos quais um de 59 segundos à velocidade de 50 km/h e um outro, a 5 de Outubro de 1905.
Os irmãos Wright tentaram vender sua aeronave ao Exército dos EUA em 1905; depois ao governo francês em 1906; e, posteriormente, a um grupo de industriais.

Não obtiveram sucesso.
Em 1907 foram à Europa, onde prosseguiram as negociações para a venda do invento.

Somente em 1908 realizaram experiências públicas de vôo no Velho Mundo.
Daí em diante, obtiveram grandes sucessos.
O Exército norte-americano aceitou, finalmente, o avião em 1909, mas só anos depois é que os irmãos Wright passaram a ser considerados pelo governo dos EUA como inventores do aeroplano.
A primeira morte ocorrida em um acidente aeronáutico, a do Tenente Thomas E. Selfridge, foi com um avião fabricado pelos Irmãos Wright.
Orville Wright faleceu em Dayton em 1948 enquanto que Wilbur, em 1912, na mesma cidade.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com