sábado, dezembro 24, 2005

 

KLU KLUX KLAN


Posted by Picasa Em 24 de dezembro de 1865, o grupo Klu Klux Klan inicia suas actividades, levando o pânico a vários Estados norte-americanos.
O movimento é o maior expoente da intolerância racial nos Estados Unidos, com práticas de assassinato e terrorismo contra negros.
O grupo, embora enfraquecido, continua vivo e activo.

Como sociedade secreta racista e terrorista, a Ku-Klux-Klan, também conhecida como "Império Invisível do Sul", era presidida por um Grande Sacerdote, abaixo do qual existia uma rígida hierarquia de cargos dotados de nomes sinistros como "grandes ciclopes" e "grandes titãs".
O traço característico de seus membros era o uso de capuzes cônicos e longos mantos brancos, destinados a impedir o reconhecimento de quem os usava.
A intimação contra os negros atingia também em menor escala brancos que com eles se simpatizavam, além de judeus, católicos, hispânicos e qualquer forasteiro que se posicionasse de forma contrária aos interesses da aristocracia sulista.
A prática de terror dava-se desde desfiles seguidos por paradas com manifestações racistas, até linchamentos, espancamentos e assassinatos, passando ainda por incêndios de imóveis e destruição de colheita.Proibida em 1877, em decorrência de seus atentados racistas, a Ku-Klux-Klan foi reorganizada em Atlanta (cidade dos Estados Unidos representada no nosso Globo modelo Continental), tornando-se um numeroso grupo de pressão com cerca de 1 milhão de membros em 1922.
Decadente às vésperas da crise de 1929, fortaleceu-se na década de 1960 em oposição à política democrata de integração racial, sendo fortemente combatida pelo presidente Lyndon Johnson. Destaca-se na luta contra o racismo os líderes negros como Martin Luther King e Malcom X, além de organizações como Apesar do congresso estadunidense ter tentado extinguir a atuação da Ku-Klux-Klan com a aprovação de leis, manifestações racistas ainda fazem parte da rotina de várias regiões dos Estados Unidos nesse início de milênio.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com