sábado, dezembro 03, 2005

 

MANUELA FERREIRA LEITE


Posted by Picasa Maria Manuela Dias Ferreira Leite, governante e parlamentar portuguesa, é filha de Carlos Eugénio Dias Ferreira e de Julieta de Carvalho e nasceu em Lisboa a 3 de Dezembro de 1940.
Licenciou-se em 1963 em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras com a média final de 16 valores.

Obteve os prémios "ex-aequo" concedidos ao "aluno mais distinto do curso", ao "aluno mais classificado do curso de Economia" e ao "aluno mais classificado na cadeira de Política Ultramarina".
Iniciou o percurso governativo em 1990 como Secretária de Estado do Orçamento até 1991 seguindo-se o cargo de Secretária de Estado Adjunta e do Orçamento de onde cessou funções em 1993 para assumir a pasta da Educação, onde, como Ministra, mostrou firmeza em relação aos estudantes, faceta pela qual viria a ser sempre conhecida.

Exonerou funções em 1995 quando o Partido Social Democrata (PSD) perdeu as eleições para o Partido Socialista (PS).
Regressou à vida parlamentar, a qual já tinha suspendido entre 1991 e 1995 para assumir funções no Executivo.
Durante o período de 1995 a 1999 presidiu à Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano da Assembleia da República.
Em 2002, e após a vitória do PSD nas eleições legislativas antecipadas por força da demissão do anterior Primeiro-Ministro, António Guterres, regressa ao Governo chefiado por Durão Barroso onde encontra uma situação orçamental grave e dá a cara a uma série de decisões impopulares e pela sua competência e firmeza adquire a alcunha, numa alusão a Margaret Thatcher, de Dama de Ferro.
Manteve-se no Governo até 2004, altura em que Durão Barroso pede a demissão para presidir à Comissão Europeia.
Não concordando com a nova liderança do Partido e Primeiro-Ministro, Pedro Santana Lopes, afasta-se da vida política activa e regressa ao cargo no Banco de Portugal.
Um ano após a sua saída do Executivo e após novas eleições legislativas, que levaram de novo o Partido Socialista ao poder, decide regressar à vida pública concedendo uma entrevista ao canal público de televisão.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com