sexta-feira, dezembro 02, 2005

 

MONICA SELES


Posted by Picasa Monica Seles nascida em 2 de Dezembro de 1973 é uma ex-tenista. Durante sua carreira, Seles venceu três títulos Grand Slam e tornou-se a mais jovem campeã no French Open em 1990. Ela foi a jogadora dominante da categoria feminina durante os anos 90.
Entretanto em 1993 Seles foi apunhalada por um fã enlouquecido de sua jogadora rival Steffi Graf.
Após este incidente, ela não voltou a jogar durante dois anos.
Ela voltou a ter algum sucesso após ter retornado aos jogos competitivos, em 1995, porém nunca mais foi capaz de jogar como jogava antigamente.
Monica Seles (Sérvio Monika Seleš) nasceu em Novi Sad, Vojvodina, Sérvia (então Iugoslávia, hoje Sérvia e Montenegro) em 1973.

Ela é de etnia Magiar (o seu nome escreve-se Szeles Mónika em húngaro, segundo a convenção húngara que coloca o nome de família em primeiro lugar).
Seles começou a jogar ténis aos seis anos de idade, treinada pelo seu pai, Karolj Seleš.

Ganhou o seu primeiro torneio aos nove anos (apesar de não conhecer bem o sistema de pontuação do jogo e de ter apenas uma vaga ideia de estar em vantagem ou desvantagem durante as partidas).
Em 1985, com 11 anos, ganhou o prestigiado Orange Bowl em Miami, Florida, e despertou a atenção do treinador de ténis Nick Bollettieri.
Em 1986, a família Seleš mudou-se da Iugoslávia para os Estados Unidos e Monica integrou a Nick Bollettieri Tennis Academy, onde treinou durante dois anos.
Seles disputou o seu primeiro torneio oficial em 1988, aos 14 anos de idade.

No ano seguinte, dedicou-se a tempo inteiro ao tour profissional e conquistou o primeiro título da sua carreira em Houston, em Maio de 1989, batendo Chris Evert na final.
Um mês depois, Seles chegou às meias-finais na sua estreia no Grand Slam, no Open de França, onde perdeu para a número 1 mundial, Steffi Graf.
Seles terminou o seu primeiro ano no tour classificada no 6º lugar do ranking mundial.
Com uma forte devolução de serviço, Seles é considerada por muitos como a primeira jogadora "em força" do ténis feminino, abrindo caminho para outras estrelas como Serena Williams e Maria Sharapova.

Seles ficou também famosa pelos ruidosos gemidos que emitia quando batia na bola.
Em alguma ocasiões, isto originou mesmo protestos por parte dos adversários (que afirmavam desconcentrar-se com os gritos e que estes não lhes permitiam ouvir a pancada da raquete na bola) e avisos por parte dos juízes para que fizesse menos barulho.
Seles ganhou o seu primeiro título do Grand Slam no Open de França, em 1990.

Defrontando na final Stefi Graf, número 1 do Mundo, Seles evitou quatro bolas de set no tie-break do primeiro parcial (que acabou por ganhar por 8-6) conseguindo fechar o encontro em sets consecutivos.
Com isto, Seles tornou-se na mais nova vencedora do Open de França, com a idade de 16 anos e 6 meses.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com