sábado, dezembro 24, 2005

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santas Ermina e Adélia
As duas santas que festejamos hoje têm muitas coisas em comum: ambas estão ligadas ao florecimento do cristianismo no coração a Alemanha durante a missão de dois grandes apóstolos, Willibrordo e Bonifácio, as quais colaboraram na obra com o sustento tanto material como espiritual; ambas foram fundadoras de mosteiros, dos quais foram também abadessas e também são festejadas no dia 24 de dezembro.
Ermina (de onde vem o nome Irma) e Adélia .
Segundo historiadores, Santa Ermina era noiva do conde Ermano, que morreu antes das núpcias e Ermina quis consagrar-se a Deus, entrou num mosteiro de observância beneditina.
Neste período uma grave peste atingiu Tréveros e o flagelo desapareceu apenas com a chegada de São Willibrordo à cidade.
Admirada e comovida, Ermina por gratidão fez presente ao Santo missionário da parte que lhe coube em herança da vila de Echternach com a Igreja anexa e o mosteiro.
Santa Adélia de Pfalzel, ligada ao nome de outro grande apóstolo da Alemanha, o inglês São Bonifácio que pregou o Evangelho na Frísia, na primeira metade do século VIII.
Durante uma de suas frequentes viagens da Frísia à Renânia, o incansável missionário foi hóspede do mosteiro de Pfalzel, em Tréveros, do qual era abadessa Adélia.
A tradição diz que esta santa, uma vez viúva, entrou no mosteiro por ela mesma fundado, levando consigo o neto Gregório, e que durante a permanência no mosteiro, São Bonifácio em suas pregações sobre as verdades evangélicas, o menino, admirado, quis segui-lo, tornando-se um dos mais zelosos discípulos desse grande missionáraio.
Santa Ermina morreu provavelmente no ano 708, mais ou menos, uns vinte anos antes da morte de Santa Adélia de Pfalzel.


Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com