quinta-feira, dezembro 29, 2005

 

VACLAV HAVEL


Posted by Picasa Václav Havel nasceu no dia 5 de outubro de 1936 em Praga.
Depois do serviço militar, actuou no Teatro sobre a Balaustrada, em Praga, como contra-regra, iluminador, secretário, assistente de direcção, leitor, director artístico e teatrólogo da casa.
Suas duas primeiras peças de teatro, A festa no jardim (1963), uma sátira sobre a mecanização do homem num mundo totalmente burocratizado, e Comunicado (1965), uma comédia absurda sobre a burocracia e a despersonalização através de poderes anônimos, permitiram-lhe abrir caminho para o reconhecimento internacional como dramaturgo.
Outras obras dramáticas são Dificuldade Agravada de concentração, Ópera dos mendigos, Os salvadores, O hotel da montanha, Largo desolato, A tentação, bem como as peças de um acto: Protesto, Audiência e Vernissage, encenadas em mais de sessenta teatros, em doze países.
Esses dramas curtos, de carácter autobiográfico, refletem as absurdas condições de vida de intelectuais obrigados a calarem-se de maneira tragicômica.
No total, as peças de Havel contam até agora 250 encenações, em 18 países, assim como cerca de 150 transmissões radiofônicas e televisivas.
Desde o fim da chamada Primavera de Praga de 1968, tornou-se proibido publicar e encenar as peças de Havel na República da Checoslováquia.
Como um dos fundadores e representante do Charter 77 [Movimento em defesa dos direitos humanos], Havel foi diversas vezes detido, processado e preso.
Em 1978, foi condenado a catorze meses de prisão com direito a liberdade condicional; em 1979, a quatro anos e meio de prisão sem direito a liberdade condicional e, em virtude de doença grave, foi libertado alguns meses antes do término do cumprimento da pena.
Uma nova condenação, no dia 21 de fevereiro de 1989, a nove meses de prisão em circunstâncias agravantes, provocou protestos mundiais - e também nos países do Bloco Oriental.
No dia 17 de maio de 1989, Václav Havel foi colocado em liberdade condicional antes do término da pena.
Em 1968, Havel recebeu o OBIE, prêmio norte-americano para teatro; em 1980, o Prêmio do Governo Austríaco para Literatura Européia e, em 1986, o Prêmio Erasmus, holandês, e o Prêmio Jan-Palach, pelo apoio da Charter 77.
As Universidades de Toulouse e de York-Le Mirail (Canadá) outorgaram-lhe o título de Doutor Honoris Causa.
Foi nomeado membro honorário pelos Pen Clubes da França, Suécia, Alemanha Ocidental e Suíca, assim como pela Universidade Livre de Artes, de Hamburgo.
Em outubro de 1989, Václav Havel recebeu o Prêmio da Paz da Associação das Livrarias Alemãs. A recente peça de Havel, Saneamento, estreou no outono de 1989 em Zurique e depois em Nova Iorque.
Seus ensaios e escritos políticos têm despertado crescente interesse.
No dia 29 de Dezembro de 1989 é eleito Presidente Da Checoslováquia.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com