sexta-feira, dezembro 23, 2005

 

VAN GOGH


Posted by Picasa A obra de Van Gogh (1853-1890), um dos maiores mestres da história da arte de todos os tempos, estabeleceu as bases da pintura do século XX.
Mais ousado do que os impressionistas, o holandês chegou a expressar seus sentimentos por meio de uma representação totalmente subjetiva da realidade.
De difícil classificação, cronologicamente sua obra pode ser considerada pós-impressionista.
Além de trabalhar nas filiais de Londres e Haia da empresa de arte Goupil & Cia., Van Gogh também exerceu a profissão do pai, que era pastor laico na Bélgica e em algumas cidades da Inglaterra.

Finalmente, em 1880, decidiu abandonar suas antigas profissões e dedicar-se à pintura, mudando-se para Paris.
Lá, graças ao irmão Theo, que trabalhava como comerciante de arte, logo fez contatos importantes.
Ao conhecer a obra de Toulouse-Lautrec, Pissarro e os outros impressionistas, a produção de Van Gogh, até então sombria e melancólica (Os Comedores de Batatas) sofreu uma mudança radical.

Interessou-se também pelas gravuras japonesas com suas cenas urbanas.
O pintor holandês compreendeu então o objectivo de seus quadros.
Sua paleta de cores se ampliou para tonalidades estrepitosas que iam além da representação da natureza – ondulando na tela elas expressavam o estado do artista no momento de captá-las. Usava a cor como meio de comunicação, algo que depois fauvistas e expressionistas levariam às últimas conseqüências.
Em 1888, Van Gogh instalou-se em Arles, para poder observar de perto os matizes da natureza. Um ano depois, Gauguin viria juntar-se a ele, e Theo é que iria ajudá-los a sobreviver.

Mas o temperamento de ambos tornou a convivência muito difícil, e Gauguin resolveu ir embora. No dia 23 de Dezembro de 1888, o holandês chegou a decepar um pedaço da própria orelha e o deu de presente a uma prostituta amiga de ambos.
São dessa época seus famosos quadros de interiores, embora se deva dizer que Van Gogh nunca deixou de lado a temática do trabalho no campo, um das razões de sua admiração por Millet.

Não se passou muito tempo, e o pintor sofreu um colapso nervoso e teve de ser internado num hospital para doentes nervosos em Saint-Remy.
Apesar disso, continuou trabalhando, tendo pintado cerca de 200 quadros em dezenove meses. Paradoxalmente, foi a época em que criou suas obras mais admiráveis e geniais: Os Girassóis e Os Lírios, para citar algumas.
Ao deixar o hospital, o pintor soube que sua pintura estava sendo avaliada em Paris.
Um ano depois suicidou-se.
Actualmente, suas obras alcançam cifras astronômicas no mercado de arte.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com