sábado, dezembro 24, 2005

 

VASCO DA GAMA


Posted by Picasa O navegador português Vasco da Gama nascido em Sines, em 1469, realizou, por ordem do rei D. Manuel I, a viagem que o tornou famoso, circunavegando, pela primeira vez, a África e abrindo um novo caminho para as Índias.
Em fins da Idade Média, o Oriente possuía o encanto de um paraíso terrestre.

De lá vinham, junto aos mais interessantes produtos exóticos, narrativas que acendiam o desejo pela aventura nos homens mais audazes.
Cada Estado europeu procurava comerciar directamente com o Oriente, para retirar dos árabes e de Veneza o predomínio nesse campo.
A Espanha, por exemplo, financiara a expedição de Cristóvão Colombo.
O Rei D. João II, de Portugal, tinha outros planos: desde muito tempo concebera o projecto de alcançar as Índias navegando ao redor da África.

O homem a quem confiar a empresa, havia: Vasco da Gama, um jovem que, somente com vinte anos, já conquistara sólida fama de emérito navegador, participando ao longo das costas ocidentais da África.
Somente havia pouco tempo que o supersticioso temor do mar além das "colunas de Hércules" (o hodierno estreito de Gibraltar) tinha sido superado: não se sabia, entretanto, nem quanto longa nem quanto difícil poderia ser a viagem.
Entre esses pensamento, debatia-se D. João II.

Mas a morte truncou-lhe o projecto.
Seu sucessor, D. Manuel I, o Venturoso, organizou a expedição.
A 8 de julho de 1497, teve início a aventura de 160 homens, sobre quatro navios; o navio almirante, São Gabriel, era comandado por Vasco da Gama; o segundo navio, o São Rafael, estava confiado ao seu irmão Paulo; Nicolau Coelho comandava o Bérrio, menor e mais leve que os outros, e Gonçalo Nunes guiava o navio subsidiário, São Miguel, para as provisões.
A viagem ao longo das costas ocidentais da África transcorreu sem incidentes e, em 22 de novembro, foi superado o cabo da Boa Esperança, após oito meses de navegação de mares desconhecidos.

No dia 25 de dezembro os navegadores aportaram a uma baía (que agora se chama, exatamente, Baía de Natal) para festejar o dia da Natividade.
Em 20 de maio de 1498, os quatro navios chegaram a Calicute, na Índia.

Os portugueses foram recebidos com grandes honrarias pelo Rajá Samurim que os fez sentar à sua própria mesa; mas, logo, a permanência em Calicute deixou de ser aprazível: o Rajá, por motivos desconhecidos, marcou o regresso dos viajantes.
Transcorreu mais um longo ano no mar, entre aventuras de toda a sorte, e, em meados de setembro de 1499, chegaram a Lisboa.
A tripulação não retornava completa: entre os desaparecidos, estava também Paulo, irmão de Vasco.
Aos sobreviventes foram tributadas solenes honras; foi erigido um templo votivo, em Belém, e Vasco da Gama foi nomeado Almirante do Mar da Índia.
Três anos depois de sua volta, em 1502, o grande navegador voltou ao mar, rumo a Índia, onde efectuou ferozes represálias contra os inimigos de Portugal.

Em 1513, retornou à pátria e levou vida retirada, em Évora, apesar de consideração de que gozava junto ao rei que, em 1519, o nomeou Conde de Vidigueira.
O destino de Vasco da Gama não era porém o de morrer na pátria.

Em 1524, o rei D. João III, visto que a situação na Índia não estava nada satisfatória, enviou-o para lá com o título de Vice-rei, junto com os filhos, Paulo e Estevão, para que acabasse com as desordens.
Em 24 de dezembro de 1524, atacado por uma moléstia infecciosa, Vasco da Gama morreu, em Cochin, na Índia, com a idade de 55 anos.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com