sexta-feira, dezembro 16, 2005

 

WILLIAM SOMERSET MAUGHAM


Posted by Picasa William Somerset Maugham nasceu a 25 de janeiro de 1874, em Paris, quando seu pai era procurador da embaixada britânica, lá vivendo até os dez anos.
Em 1927 fixou residência na Riviera Francesa, onde veio a falecer no dia 16 de Dezembro de 1965.

Frequentou a King's Scool de Canterbury, e formou-se em medicina no ano de 1897, no St. Thomas Hospital; nunca, porém exerceu a profissão. Estreou na literatura com O Pecado de Liza (1897), livro que não teve muito sucesso, pois feriu a mentalidade vitoriana de então.
Suas primeiras peças ao contrário, tornaram-no popular.
Em 1915 escreveu Servidão Humana , considerado sua obra prima e no qual, a par de traduzir as experiencias juvenis como médico, deu livre expressão a seu pontos de vista sobre a vida e o homem em sociedade.
Autor de uma extensa obra, que inclui contos, novelas, romances, peças teatrais, ensaios e narrativas de viagens, Maugham é considerado um mestre da narrativa curta e da comédia de costumes e conceituado como um dos maiores escritores da lingua inglêsa.
Os problemas religiosos e morais são frequentes em seus livros, como em O Véu Pintado (1925) e O Fio da Navalha (1944) que como também Servidão Humana foi tema de filme em Hollywood, este último em 3 versões (1934 - Leslie Howard e Bette Davis 1946 - Paul Henreid e Eleanor Parker 1964 - Laurence Harvey e Kim Novak, respectivamente, nos papéis de Philip Carey e Mildred Rogers) .
Entre suas obras mais conhecidas estão Um gosto e seis vinténs (1919), inspirada na vida de Gauguin, e Histórias dos Mares do Sul .

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com