sábado, janeiro 28, 2006

 

ALAN ALDA


Posted by Picasa Alphonso Joseph D'Abruzzo natural de Nova Iorque, Estados Unidos, onde nasceu no dia 28 de Janeiro de 1936.
Com sete anos de idade, contraiu poliomelite e foi obrigado, durante dois anos, a receber tratamentos constantes para não ficar com seqüelas.
Filho do actor Robert Alda e da miss Nova Iorque Joan Brown.
É casado com a fotógrafa Arlene e tem três filhas Eve, Elizabeth and Beatrice.
Junto com a esposa, escreveu o livro The Last Days of M*A*S*H sobre a última semana de gravação do seriado.
O filho de Robert Alda cresceu já envolvido com o universo artístico. Mesmo seu pai querendo que ele se tornasse um médico, o talento para actuar foi mais forte e Alan Alda seguiu a profissão paterna.
Sua estréia no teatro aconteceu aos 16 anos de idade, na Pensilvânia. Durante seus estudos na Fordham University, foi para a Europa onde actuou em uma peça em Roma e fez alguns trabalhos na televisão de Amsterdam ao lado do pai.

Após se formar, sua primeira actuação foi em ''Cleveland Playhouse''. Outra experiência marcante para sua carreira foi em ''Second City'', onde o actor pôde exercitar sua capacidade de improvisação. Mas seria em ''That Was the Week That Was'' que ele conseguiria um papel fixo na televisão.
O primeiro trabalho de Alda no cinema foi em 1963 em Gone are the days, uma adaptação da peça ''Ossie Davis'', na qual ele também actuou na Broadway.

A maioria dos trabalhos realizados por Alda foi um sucesso de crítica mas não de bilheteira. Prova disso são os filmes Paper Lion (1968) e A ilha sinistra (1972).
Outro destaque de Alda foi na série de TV ''M*A*S*H'', exibida entre 1972 e 1983.

Ao lado de seu pai e de seu irmão, Antony Alda, interpretou o cirurgião do exército Hawkeye Pierce.
Durante os anos em que esteve na série, o actor também se dedicou a outras facetas de sua carreira, como director e escritor, vencendo cinco Emmy neste período (ele foi o único a conquistar o prêmio nas categorias de actor, director e escritor).
Em sua carreira de sucesso, o actor soma cerca de 29 indicações ao Emmy Award e doze ao Tony Award, além de vencer sete vezes o People's Choice Awards, seis vezes o Globo de Ouro e três vezes o Director's Guild of America.

Comentários:
Hombre idealista, Mr. Alda
 
bom artista...
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com