sexta-feira, janeiro 27, 2006

 

BRIDGET FONDA


Posted by Picasa Ela é a terceira geração de uma família de estrelas do cinema. Nascida no dia 27 de Janeiro de 1964 , filha do actor e director Peter Fonda, sobrinha da actriz Jane Fonda e neta do grande actor Henry Fonda, Bridget passou a maior parte da infância entre Los Angeles e Montana.
Ainda adolescente foi estudar teatro na New York University.
Sua primeira experiência actuando foi no filme ''PPT'', um trabalho de gradução da faculdade.
Durante o curso ela também realizou um workshop das produções ''Confession'' e ''Pastels''.Profissionalmente seus primeiros filmes foram ''Aria'' (Aria), de Franc Roddam, e ''Corrida pelo Amor'' (You Can't Hurry Love), ambos de 1988. ''Aria'' é um musical feito na Inglaterra que faz uma adaptação de obras clássicas de Verdi, Lully, Korngold, Rameau, Wagner, Puccini, Charpentier e Leoncavallo.
Dez directores assinam a produção, com destaque para Jean-Luc Godard, Julien Temple, Bruce Beresford, Derek Jarman e Charles Sturridge.
Em 1989 Bridget começaria a chamar a atenção da crítica e do público em outra produção realizada na Inglaterra, ''Escândalo'' (Scandal), a história de Profumo Affair, que abalou regras na Grã-Bretanha nos anos 60.
Fonda fazia a personagem Mandy Rice-Davies com perfeito sotaque britânico e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro como Melhor Actriz secundária.
A jovem Fonda trabalhou activamente durante os anos de 1989 e 1990, tendo estrelado em cerca de uma dezena de filmes.
Entre eles se destacam ''Sol, Praia e Amor'' (Shag- The Movie), como Phoebe Cates, ''Strapless'', ''Frankenstein - O Monstro das Trevas'' (Frankenstein Unbound) e ''Vida Bandida'' (Leather Jackets).
A primeira grande produção da qual participou foi''O Poderoso Chefão 3'', dirigido por Francis Ford Coppola.
Nos anos que se seguiram actuou, sempre em papéis secundários, em ''Drop Dead Fred'' e ''Dr. Hollywood – Uma Receita de Amor'' (Doc Hollywood), dividindo a tela comMichael J. Fox.
Logo no começo dos anos 90 Fonda alcançou a fama em dois grandes filmes.
Primeiro o suspense ''Mulher Solteira Procura'' (Single White Female) e em seguida a comédia de costumes''Singles - Vida de Solteiro'' (Singles) - o director de ''Singles'', Cameron Crowe, revelou que tinha a actriz em mente desde que havia aceite fazer o filme.
Bridget foi a estrela principal na refilmagem de uma produção francesa, ''Nikita'', lançada nos Estados Unidos como ''Assassina'' (Point of No Return), e no drama ''Corpos em Movimento'' (Bodies, Rest & Motion), em que actuou com Eric Stoltz - na época seu marido.
Outros créditos de Bridget são''Monkey Bone - No Limite da Imaginação'', a estréia de Dwight Yoakam como directora; o suspense''Pânico no Lago''; a comédia romântica ''The Whole Shebang''; e ''Delivering Milo'', estrelada porAlbert Finney, Campbell Scott, Keith Gordon e Lesley Ann Warren.
Fonda actuou ainda no filme aclamado pela crítica''Um Plano Simples'', contracenando com Bill Paxton e Billy Bob Thornton, e em ''Jackie Brown'' (Jackie Brown), de Quentin Tarantino, com Robert De Niro,Samuel L. Jackson e Michael Keaton.
Sendo uma fã incondicional de cinema, adora qualquer gênero e por isso escolheu propositadamente interpretar diferentes papéis numa ampla gama de gêneros.
Fonda também actuou em produções para televisão, como ''Jacob Have I Loved'', na PBS, e um episódio da série ''The Edge'', na HBO, além de ter sido indicada ao Emmy por sua actuação em''Armadilha Selvagem'', da HBO, dirigida por Christopher Reeve.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com