sábado, janeiro 14, 2006

 

HARRISON FORD


Posted by Picasa Se Harrison Ford tivesse ouvido os dirigentes dos estúdios no inicio de sua carreira, ele teria continuado sendo um carpinteiro e nunca seria uma das maiores estrelas de Hollywood.
Nascido dia 13 de julho de 1942, em Chicago e tendo sido criado num subúrbio de classe media, ele teve uma infância normal.
Solitário e introvertido, tinha sucesso com as meninas, mas seus companheiros de escola viviam atormentando-o.
Ford suportou quieto as torturas diárias até que um dia perdeu a paciência e deu uma surra num líder de uma gang responsável pela perseguição.
Não tinha uma afinidade especial com filmes e ia ao cinema quando namorava, por se barato e escuro. Logo depois de sua graduação no colégio estudou Inglês e Filosofia na Ripon College, em Wisconsin.
Um estudante reconhecidamente ruim, ele começou a actuar durante a faculdade.
Foi expulso da faculdade três dias antes de se formar por não ter terminado a tese necessária. Em meados da década de 60 Ford e sua primeira mulher (sua queridinha da faculdade) se mudaram para Hollywood, onde ele assinou um contrato com a Columbia e, mais tarde, com a Universal.
Depois de estrear na tela com um pequeno papel em Dead Heat on a Merry-Go-Round (1966), ele fez papeis secundários, tipicamente um cowboy, em vários filmes no final da década de 60 e em séries de TV como Gunsmoke, The Virginian e Ironside.
Desencorajado com os papeis que conseguia e sua dificuldade em sustentar a família, abandonou a profissão e foi aprender carpintaria através de livros que pegou na biblioteca local.
Usando sua própria casa para praticar, Ford mostrou ser um carpinteiro com certo talento, e completou seu primeiro contrato com Sergio Mendez, e logo começou a antender outros moradores de Hollywood (foi nessa época que conseguiu sua famosa cicratiz, resultado de um pequeno acidente de carro).
Enquanto isso, a carreira de Ford começou a melhorar quando um director de elenco, amigo de um cliente, o ajudou a conseguir uma parte no filme de George Lucas, American Graffiti (1973). O filme se tornou um inesperado blockbuster.
Muitas pessoas da audiência, particularmente as mulheres, se encantaram com sua personagem Bob Falfa, o típico retrato subtlimente carismático que se tornaria mais tarde a marca registada de Ford.
Mas sua carreira ficou estagnada até Lucas o escolher para o piloto espacial Han Solo no mega-hit Star Wars (1977), ocasião em que se tornou uma estrela menor.
Passou o final da década de 70 fazendo filmes esquecíveis (como a comédia western The Frisco Kid, com Gene Wilder), embora tenha conseguido um pequeno papel, o Colonel G. Lucas, no filme de Francis Ford Coppola, Apocalypse Now (1979).
O inicio da década de 80 colocou Ford no estrelato com a combinação The Empire Strikes Back (1980) e seu retrato do herói de acção e aventura Indiana Jones em Raiders of the Lost Ark (1981), filme que se tornou um enorme hit.
Voltou a fazer "Indy" mais duas vezes: Indiana Jones and the Temple of Doom (1984) e Indiana Jones and the Last Crusade (1989).
Ford foi além da aclamação popular com seu papel de um detective da policia da cidade grande que se depara no meio de uma comunidade amish para proteger uma testemunha de um crime em Witness (1984), filme que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Actor, e elogios de uma crítica que até então o ignorava.
Depois de aparecer nos filmes que mais fizeram dinheiro até então, Ford começou a escolher seus papeis durante os anos 80 e 90.
Seguindo o sucesso de Witness, Ford voltou a trabalhar com o director Peter Weir na adaptação do filme de Paul Theroux, The Mosquito Coast.
O filme teve uma crítica mista e as audiências não aprovaram ver seu herói no papel de um personagem quase que insano.
Sem recuar, Ford continuou a escolher projectos que lhe afastaram mais ainda de filmes de acção, responsáveis por sua reputação.
Em 1988 trabalhou com dois dos mais renomados directores da indústria, Roman Polanski e Mike Nichols.
Com Polanski fez Frantic, um thriller dark e psicológico que não foi bem nem de crítica nem de bilheteira.
Teve um sucesso maior com Nichols, director de Working Girl, uma comédia suculenta co-estrelada por Melanie Griffith e Sigourney Weaver.
O filme foi um hit, e mostrou um lado cômico de Ford nunca antes explorado.
Ford começou a década de 90 em um tribunal no thriller de Alan J. Pakula, Presumed Innocent, seguido por outro filme de Mike Nichols, Regarding Henry (1991).
O filme foi um completo fracasso, mas Ford superou seu desapontamento no ano seguinte quando assinou um contrato sem precedentes de 50 milhões de dólares para viver o agente da CIA, Jack Ryan, em uma série de cinco filmes baseados nas novelas de Tom Clancy.
Os dois primeiros filmes da série, Patriot Games (1992) e Clear and Present Danger (1994), tiveram um estrondoso sucesso, espelhado em seu personagem Dr. Richard Kimball em The Fugitive (1993).
Seu próximo esforço, o remake feito por Sydney Pollack de Sabrina, não teve tanto sucesso, e sua má sorte continuou com The Devil's Own (também dirigido por Pakula) apesar de sua parceria, aparentemente a toda prova, com Brad Pitt.
Mas o filme de 1997, com direcção de Wolfgang Petersen, Air Force One, compensou os dois filmes anteriores, provando mais uma vez que Ford, mesmo aos 55 anos, continuava sendo um herói de acção.
Preso numa ilha com Anne Hesche na aventura romântica Six DaysSeven Nights (1998) resultou num sucesso discreto.
Voltou com mais força no thriller com toques de horror What Lies Beneath, e a tensão continuaria na tripulação do submarino K-19: The Widowmaker.
Ford, que não gosta de entrevista e insiste em manter sua vida pessoal o mais discreta possível, teve um divórcio ruidoso de sua segunda mulher, a roteirista Melissa Mathison, cujos créditos incluem E.T. The Extra-Terrestrial (1982).
Antes disso viviam tranquilamente ela e seus dois filhos, Malcolm e Geórgia (os filhos do primeiro casamento são adultos e têm carreiras fora do show business) em Nova York e em um rancho de 800 acres perto de Jackson Hole, WY; Ford tem clausulas em seu contrato que o permitem levar sua familia para qualquer lugar onde o filme esteja sendo filmado.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com