sexta-feira, janeiro 06, 2006

 

IMPERADOR HIROITO


Posted by Picasa Hirohito (裕仁), o Imperador Showa 昭和天皇) que nasceu no dia 29 de abril de 1901 e faleceu no dia 6 de janeiro de 1989, foi o 124º imperador do Japão. Reinou de 1926 a 1989, sendo conhecido fora do Japão como Hirohito (lê-se Rirorrito).
Seu reinado foi o mais longo de todos imperadores japoneses, período em que ocorreram grandes mudancas na sociedade japonesa.
Michinomiya Hiroíto nasce em Tóquio, enquanto jovem, interessa-se por biologia marinha, assunto sobre o qual escreve livros mais tarde.

Em 1921, ainda príncipe, visita a Europa, facto inédito na monarquia japonesa.
Em 1926 torna-se imperador.
A Constituição confere-lhe poder supremo, mas na prática ele apenas ratifica as políticas formuladas por seus ministros e conselheiros.
Alinhados com alemães e italianos durante a II Guerra Mundial, os japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbour, no Havaí, em 1941, o que faz os Estados Unidos (EUA) entrarem no conflito.
Em 1945, após ter as cidades de Hiroshima e Nagasaki atingidas por bombas atômicas, o Japão se rende e Hiroíto anuncia o facto em cadeia nacional de rádio.

Por imposição dos Aliados, que ficam no Japão até 1950, toma medidas democratizantes, entre elas a negação do caráter divino de seu cargo, que transforma em monarquia constitucional. Economicamente destruída pela guerra, a nação se transforma em potência industrial no período seguinte.
Hiroíto não segue muitos dos rituais da corte.
Abandona o uso do quimono, permite a publicação de fotos da família real e assume publicamente sofrer de câncer.
Morre em Tóquio, depois de reinar por 63 anos.
É sucedido por seu filho Akihito.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com