sexta-feira, janeiro 27, 2006

 

LEWIS CARROLL


Posted by Picasa Lewis Carroll é o pseudônimo adoptado pelo matemático e escritor Charles Lutwidge Dodson, que nasceu em 27 de janeiro de 1832 em Cheshire, Inglaterra, e morreu em 14 de Janeiro de 1898, de bronquite.
Lewis Carroll teve uma carreira como professor de matemática na Christ Church, origem da famosa Universidade de Oxford, tendo sido um bom matemático e lógico, porém não brilhante.
Sua fama vem mais de seus dois livros infantis, Alice no país das maravilhas (1865) e Através do espelho (1872), ambos escritos sob inspiração de Alice Liddell, filha do deão da Christ Church, de apenas 10 anos de idade, por quem ele nutria uma paixão platônica.
Lewis foi o inventor de inúmeros jogos e quebra-cabeças infantis com que ele entretinha suas amigas crianças.
Como matemático dedicou-se a criar e resolver diversos problemas intrincados de lógica, sendo esta a sua maior contribuição científica.
A pedofilia de Carroll nunca foi às vias de facto, tendo sido sempre platônica, e ficou registada em inúmeras fotografias de nu infantil que ele fez durante sua vida.
Carroll jamais se casou. A própria sugestão de seus relacionamentos com as meninas envolverem algum componente sexual constrangia Carroll.
Ambos os livros infantis de Carroll contêm inúmeros problemas de matemática e lógica ocultos no seu texto.
Em "Alice no país da maravilhas", em que a personagem Alice entrava numa toca atrás de um coelho falante e caía num mundo fantástico e fantasioso, uma das passagens mais conhecidas é a do chá com a Lebre de Março e o Chapeleiro, em que o Chapeleiro propõe um enigma, nunca resolvido por Carroll, ao perguntar "por que um corvo se parece com uma escrivaninha?".A passagem mais comentada e lembrada de "Através do espelho", livro em que Alice entra no espelho e encontra lá um mundo em que tudo é invertido, é o evento, nunca dito, mas apenas sugerido, da queda de Humpty Dumpty.
O interessante de "Através do espelho" é que toda a história se passa como se fosse um jogo de xadrez, em que cada evento constitui-se numa jogada, sendo o final da história, e seu clímax, o xeque-mate.
Lewis Carroll até hoje continua um enigma, e seus livros infantis uma fonte de diversão para adultos e crianças.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com