domingo, janeiro 22, 2006

 

MOSCOVO


Posted by Picasa Capital da antiga União Soviética, centro do poder de uma das nações mais centralizadas do Mundo.
Situada na Rússia Europeia, Moscovo espraia-se pelas margens do rio Moskva, ao qual deve o nome.
Capital da cultura e da educação do povo russo desde o reinado de Ivan, o Grande (1462-1505), não deixou de o ser mesmo quando, em 1712, Pedro, o Grande (1672-1725), mudou a corte e o governo para a nova capital, S. Petersburgo.
Em 1918, os dirigentes da Revolução reinstituíram Moscovo como capital.
A primeira referência à cidade surge nas crónicas russas em 1147.
Em 1156, o príncipe russo Yuri Dolgoruky construiu nesse local um Kremlin de madeira - termo que significa cidade-fortaleza - ao redor do qual cresceu e prosperou uma cidade, centro das vias fluviais da Rússia.
Em 1400, era capital de um florescente principado, também conhecido por Moscóvia, fundado em 1263 por Alexandre Nevsky (1220-1263). Este principado resistiu às incursões dos Tártaros e gradualmente absorveu alguns principados vizinhos, como Kiev e Novgorod. O grão-duque Ivan III (Ivan, o Grande) consolidou o Estado em 1480, conseguiu derrotar os Tártaros e sagrou-se czar de todas as Rússias.
Em 1571, Moscovo foi tomada pelos Tártaros, e em 1610 parcialmente destruída pelos Polacos, mas sobreviveu, delapidada mas invicta, a dois grandes cercos: em 1812, pelos exércitos de Napoleão e, em 1941, pelas forças de Adolf Hitler.
A partir de 1918, a cidade desenvolveu-se rapidamente como centro de controle administrativo do país, e na década de 1930 conheceu um considerável impulso no sector da indústria pesada, com a implantação de fábricas de aço, maquinaria e automóveis.
A reconstrução urbana iniciada na década de 1940, e os novos subúrbios para alojamento de trabalhadores e o estabelecimento de indústrias químicas, de papel, têxteis, produtos alimentares, mobiliário e electrónica dilataram os limites da cidade até uma estrada de circunvalação de 110 Km de extensão.
O coração de Moscovo ainda é o Kremlin, símbolo do poder e autoridade soviéticos.
Ali, os antigos palácios reais e deslumbrantes zimbórios das catedrais dominam as muralhas de tijolo da Praça Vermelha, que encerra o mausoléu de Lenine e onde se assiste, no dia 1 de Maio, à demonstração do poderio militar soviético.
As muralhas do Kremlin (1485-1495), sobranceiras ao Moskva, têm 2,3 Km de comprimento e 19 torres.
No seu interior fica a Praça do Kremlin.
Magnífico conjunto da arquitectura russa do século XV ao XVIII.
As suas quatros catedrais e a igreja lembram que Moscovo é, desde 1326, a sede da Igreja Ortodoxa Russa.
Fora dos muros do Kremlin, edifícios, na sua maior parte cinzentos, flanqueiam as avenidas que irradiam do centro e são atravessadas por estradas circulares.
Mas nessa paisagem lúgubre encontram-se mais de 120 museus e galerias, 35 teatros e salas de concertos, entre os quais avultam o Teatro de Ballet e dança Bolshoi, o Teatro de Moscovo e 75 cinemas.
Nas colinas de Lenine, nas proximidades da cidade, ergue-se a Aldeia Olímpica, construída para os Jogos Olímpicos de 1980.
Moscovo é uma cidade que conta histórias de príncipes e czares levando-o para um conto de fadas, onde os monumentos tão bem conservados tornam o conto quase real.
A visita começa no Centro Histórico que alberga o Museu da História do Estado e as majestosas catedrais com as suas cúpulas douradas difundidas na própria beleza da cidade.
A Praça Vermelha com a sua maravilhosa Catedral de S. Basílio e o Teatro Bolshoi leva-nos para outros tempos, a beleza destes monumentos é inigualável.
Na Praça Vermelha, poderá contemplar o Mausoléu de Lenin.
O Jardim Aleksandrovsky também merece uma pequena visita, uma vez que beneficia de uma grande beleza.
Aconselhamos uma visita ao Kremlin, palácio-sede do Governo Russo entre 1276 e 1712 e de 1918 até hoje; é sem dúvida um dos marcos desta histórica cidade.
As Colinas de Lenin que oferecem magnificas vistas sobre a cidade, o Parque de Vitória que relata as Guerras de 1812 e 1941-1945 são marcos da cidade que não pode perder.
O Mosteiro Novodevichy, construído em 1524 é também um ponto de visita obrigatório.
O Teatro Bolshoi foi reconstruído em 1998 devido a um furacão.
Se estiver interessado, poderá assistir a um espectáculo de ballet ou de opera.
Para terminar, sugerimos uma pequena passagem pelas diversas Estações de Metro que são de uma beleza incomparável.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com