sexta-feira, janeiro 27, 2006

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Ângela de Mérici
No caminho de integração da mulher na acção apostólica e no serviço da sociedade, Ângela de Mérici (1474-1540) deve ser considerada uma verdadeira inovadora.
Em 1535 fundou em Brescia a congregação das Ursulinas, uma instituição completamente nova, dedicada ao ensino das moças.
Pelas finalidades que a inspiravam, essa instituição vinha alargar radicalmente as concepções em vigor sobre a vida religiosa.
A congregação das Ursulinas tinha como objectivo a "formação cristã das futuras mães de família, abrindo-as para as necessidades de sua geração, concepção muito original em sua época, que apenas concebia a educação cristã da moça atrás das grades de um claustro".
Igualmente criativa se manisfestava a instituição em sua organização interna.
A vida religiosa para as mulheres era concebida até então como uma separação total do mundo, protegida pela clausura, sendo a oração e a penitência os meios específicos com que a religiosa deveria contribuir ao crescimento da Igreja (é bem verdade que desde o século anterior havia tentativas de harmonizar a vida religiosa feminina com o serviço aos doentes).
As Ursulinas, pelo contrário, segundo a concepção de sua fundadora, deviam ser uma associação de virgens que permaneciam em parte no seio de suas famílias e não pronunciavam votos especiais, embora se obrigassem a seguir uma regra de vida e obedecer a uma superiora.
Era, na realidade, uma sociedade de vida de perfeição, mas não uma congregação religiosa.
Sob a direcção de Ãngela, eleita superiora geral no capítulo de 1537, a associação desenvolve uma notável actividade na instrucção, visita aos enfermos e outras formas de caridade.
Mas a sucessora de Ângela introduziu uma modificação restrictiva: adoptou um hábito especial. Pouco depois, Carlos Borromeu e o papa Gregório XIII acrescentavam a vida comum e os votos simples; e Paulo V, finalmente, concedeu os votos solenes e a clausura.
Assim as Ursulinas, em sua tentativa de actualização da vida religiosa, tropeçaram nas mesmas dificuldades e resistênciais que encontraria pouco de pois S. Francisco de sales na fundação das Salesas.
Pouco a pouco, contudo, ia-se abrindo um novo caminho, como o demonstra, no mesmo século XVII a fundação das Filhas da Caridade, que adoptaram definitiva ou transitoriamente várias das inovações queridas por Ângela para sua congregação.

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