sexta-feira, janeiro 13, 2006

 

WYATT EARP


Posted by PicasaWyatt Berry Stapp Earp nasceu no dia 19 de março de 1848 em Monmouth, Illinois e cresceu numa fazenda em Iowa.
Em 1864 ele se mudou com seus parentes para a Califórnia.
Wyatt retornou para o leste e se casou em 1870.
Mas perdeu de forma trágica e precoce sua esposa, tornando-se alcoólatra e recluso social.
Foi viver em território índio, onde trabalhou como um condutor de diligências e caçador de búfalos.
A seguir, passou a tomar café como única bebida, abandonando completamente o alcoolismo e trabalhou como xerife nas cidades de Wichita, Kansas e Dodge City.
Em Kansas ele ficou amigo de Bat Masterson e Doc Holliday e estabeleceu uma boa reputação como homem da lei e jogador de cartas.
Seu segundo casamento não durou muito.
Em Tombstone, Arizona, Earp adquiriu a concessão dos jogos no Oriental Saloon aonde conheceu sua terceira esposa, Josie (Josephine Marcus Earp).

Em 1881, uma briga com a gangue dos Clanton terminou no famoso duelo de OK Corral, onde três integrantes da gangue dos Clanton foram mortos.
Os três irmãos de Earp, Virgil, Wyatt e Morgan sobreviveram, assim como Doc Holliday.
Wyatt e Josie viviam mudando de cidade e em 1887 chegaram na então famosa San Diego, onde Wyatt investiu pesado no jogo e em salões no distrito de Stingaree, hoje o Gaslamp Quarter.

O casal viveu como nômada por vários anos sendo que Earp foi proprietário de diversos "saloons" e casas de jogo em San Diego.
O mais famoso foi o Oyster Bar localizado no Louis Bank Building na 837 5th Avenue.
Lá Earp ganhou um cavalo de ração chamado Otto Rex e o casal passou a vigiar conforme o circuito de corridas de cavalos.
Eles saíram finalmente de San Diego em 1890.
Em 1897 Wyatt e Josie dirigiam um "Saloon" em Nome, Alaska, durante a corrida do ouro no Alaska.

Em 1901 se mudaram novamente para a cidade de Tonopah, Nevada, onde o negócio de "saloons", jogatinas e mineração eram um sucesso.
Earp comprou uma mina de ouro e se dedicou com algum sucesso a mineração também.
Wyatt Earp dedicou o resto de seus dias a mineração no deserto Mojave.

Finalmente ele e Josie se mudaram para Los Angeles, onde ficaram amigos dos novos artistas de cinema que então se tornava popular, vivendo de renda de seus investimentos em acções e ouro.
Wyatt Earp sempre tomava 3 a 4 xícaras de café por dia, sua bebida predileta e morreu em Los Angeles com 80 anos de idade, no dia 13 de janeiro de 1929, ano em que Leon Trotsky era expulso da Rússia, o Graaf Zeppelin fazia sua primeira viagem de volta ao mundo e em que nasciam Audrey Hepburn e Jacqueline Kennedy.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com