quinta-feira, fevereiro 23, 2006

 

ALENTEJANANDO



O compadre Zé Maria resolve trocar o seu galo que tinha por outro que desse conta das muitas galinhas do seu galinheiro.
Ao chegar o novo galo e, percebendo que perderia as suas funcões, o velho galo foi conversar com o seu substituto:
- Olha, sei que já estou velho e é por isso que o meu dono te trouxe aqui, mas será que podias deixar pelo menos duas galinhas para mim?
- Que é isso, velhote?! Vou ficar com todas.
- Mas só duas... - ainda insistiu o galo.
- Não. Já disse! São todas minhas!
- Então vamos fazer o seguinte: - propõe o galo velho - apostamos uma corrida em volta do galinheiro. Se eu ganhar, fico com pelo menos duas galinhas. Se eu perder, são todas suas.
O galo jovem mede o galo velho de cima abaixo e pensa que de certeza que ele não o consegue vencer:
- Tudo bem, velhote, eu aceito.
- Já que realmente as minhas hipóteses são poucas, deixa-me ficar vinte passos a frente, pediu o galo.
O mais jovem pensou por uns instantes e aceitou as condições do galo velho.
Iniciada a corrida, o galo jovem arranca com toda a mecha para alcancar o outro galo.
O galo velho faz um esforço para manter a vantagem, mas rápidamente é alcancado pelo mais jovem.
No momento em que o mais velho ia ser alcancado pelo mais novo, o compadre Zé Maria pega na sua espingarda e atira sem piedade no galo jovem.
Guardando a arma, comenta com a mulher:- Nam tou a percebere! Já é o quinto galo "panelero " que compramos esta semana!

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com