sexta-feira, fevereiro 10, 2006
ARTHUR MILLER

O personagem principal, Lawrence Newman é o director de pessoal de uma empresa que recusa empregar judeus.
Ele próprio um antisemita, Lawrence vê a sua vida profundamente transformada quando começa a usar um par de óculos que imediatamente o fazem “parecer judeu” aos olhos dos colegas de trabalho e dos vizinhos.
Esta alteração na sua aparência física faz com que Lawrence seja tratado com hostilidade – é despromovido e obrigado a demitir-se.
Depois de tentar por todos os meios contestar as suposições erradas sobre a sua pretensa identidade judaica, Lawrence Newman resigna-se.
No final do romance, a perseguição fez dele um judeu, convencendo-o ao mesmo tempo da irracionalidade do preconceito e da necessidade de o confrontar e combater.
Focus foi transposto para o cinema em 2001, adaptado por Kendrew Lascelles num filme homónimo realizado por Neal Slavin, com William H. Macy a encarnar Lawrence Newman.
Em 1947, dois anos após a sua publicação, Focus servira já de inspiração ao primeiro filme a confrontar directamente o antisemitismo: Gentleman’s Agreement, realizado por Elia Kazan (o amigo que dez anos mais tarde denunciaria Arthur Miller perante o tristemente célebre House Un-American Activities Committee), com Gregory Peck no principal papel.
Posted by Picasa