sexta-feira, fevereiro 17, 2006

 

GAGO COUTINHO


Posted by Picasa Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu em 17 de Fevereiro de 1869, em Lisboa.
Em 1886, com 17 anos, ingressou na Escola Naval, terminando o curso em 1888.

Inicia então uma longa série de viagens marítimas, em muitas das quais desempenha as funções de oficial encarregado da navegação. Desempenhou depois importantes funções como geógrafo, realizando trabalhos de cartografia nas colónias portuguesas.
É nestas missões que conhece e trabalha conjuntamente com Sacadura Cabral.
É a amizade e respeito mutuos mais tarde vai juntar os dois homens na realização das viagens aéreasLisboa - Funchal (1921) e Lisboa - Rio de Janeiro (1922).
Sábio e modesto, sempre reconheceu o papel impulsionador de Sacadura Cabral nestas viagens: "Quizeram fazer de mim outra pessoa, quando do voo de 1922. Juntaram-nos mesmo Coutinho e Cabral. Afinal o meu papel foi secundário, ele é que foi o criador!"
Gago Coutinho adaptou o sextante marítimo à navegação aérea, aperfeiçoando-o com um horizonte artificial, já que nos instáveis aviões da época era impraticável a utilização do horionte natural, como se fazia nos barcos.
Mas a criação de Gago Coutinho não se limitou a este "melhoramento" do sextante, já que o inovador sistema de navegação aérea envolvia outros aspectos de cálculo que o transformaram num sistema de navegação complexo, mas fiável e útil, que veio a ter produção industrial e larga utilização prática para o cálculo do posicionamento das aeronaves, até à utilização das emissões de rádio a partir de terra e, depois, de mecanismos cada vez mais complexos e sofisticados.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com