sexta-feira, fevereiro 10, 2006

 

MEG RYAN


Embora ela tenha provado ser uma óptima actriz dramática, Meg Ryan usou seus cabelos loiros, olhos azuis, e personalidade efervescente para causar um efeito maior em comedias românticas da década de 80 e 90.
Começando pela TV, Ryan se tornou uma estrela com seu papel principal na comédia que estourou bilheteiras em 1989, When Harry Met Sally, conseguindo simultaneamente a fama e a notoriedade por sua habilidade em fingir um orgasmo para Billy Crystal durante uma cena
num restaurante em Nova York.
Filha de um agente de elenco, Ryan nasceu com o nome de Margaret Mary Emily Anna Hyra em Fairfield, Connecticut, no dia 19 de novembro de 1961.
Cresceu em Nova York e estudou jornalismo na Universidade de Nova York.
Como precisava de um dinheiro extra para pagar suas aulas noturnas, Ryan decidiu actuar para ganhar um extra.
Com a ajuda de sua mãe ela conseguiu um papel em uma série de TV de pouca duração, e estreou no cinema no filme Rich and Famous.
O filme de 1981, ultimo de George Cukor, colocou Ryan como filha de Candice Bergen, e provou ser uma experiência suficientemente positiva, pois logo a actriz estava procurando por mais trabalho.
Um lance de sorte a levou para o elenco da novela As the World Turns, da qual participou de 1982 até 1984.
Depois de aparecer em Amityville 3-D (1983), Ryan garantiu um trabalho mais auspicioso quando entrou para o elenco no papel da mulher do piloto mal-fadado Goose (Anthony Edwards) em Top Gun (1986).
Embora tivesse um papel pequeno, o sucesso do filme pavimentou o caminho para mais trabalho, e no ano seguinte ela estrelou Innerspace, uma comédia onde era a namorada de Dennis Quaid.
Sua posição de namorada de Quaid logo se tornou realidade e depois de estrelarem novamente juntos em D.O.A. (1988), casaram-se em 1991.
Em 1989 Ryan teve o papel que a levaria para o topo da lista, como Sally Albright em When Harry Met Sally.
No ano seguinte estrelou ao lado de Tom Hanks em Joe Versus the Volcano.
Embora o filme não tivesse muito sucesso, a colaboração entre Ryan e Hanks teria muito sucesso em vários filmes.
Antes de ela aparecer noutro filme com Hanks, Ryan surpreendeu com um papel totalmente dramático, fazendo Pámela, a esposa viciada em drogas de Jim Morrison no filme de Oliver Stone, The Doors (1991).
Ela recebeu uma excelente critica por sua performance, provando ser capaz de actuar além de comédias leves.
Demonstrou mais ainda sua capacidade no drama Flesh and Bone (1993).
Sua performance como uma viajante de boleia lhe deu óptimas criticas, embora o filme, estrelado também pelo seu marido, Quaid, tenha passado praticamente despercebido.
Em 2003, tendo aparentemente se submetido a botox e injecções de colágeno, a actriz reapareceu nas telas no filme In the Cut, um thriller psico-sexual típico dos anos 70.
Em 2004, Ryan estará nas telas novamente vivendo a história da primeira agente feminina no mundo do boxe, Kackie Kallen, no filme Against the Ropes.
Posted by
Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com