sexta-feira, fevereiro 03, 2006

 

MEL GIBSON


Posted by Picasa Mel Columcille Gerard GibsonData nasceu no dia 03 de Fevereiro de 1956 em Peekskill - Nova York - EUA.
Apesar de ter sido apresentado no início de carreira como um actor australiano, Gibson nasceu em Peekskill (Estado de Nova York) e mudou-se para Sydney com 12 anos.

Seus pais tiveram 11 filhos.
"Precisávamos marcar hora para encontrá-los", diz.
Estudou no Instituto de Arte Dramática dessa cidade e, após adquirir experiência em montagens teatrais de clássicos ingleses, estreou no cinema em "Verão de Fogo" (78).
Apesar de ruim, o filme serviu para que George Miller notasse Gibson e o convidasse para estrelar "Mad Max" (79).
Consagrado na Austrália, tentou a sorte nos EUA, mas inicialmente não obteve muito sucesso. Retornou à Austrália, fez "Mad Max III - Além da Cúpula do Trovão" (85) e afastou-se das telas durante dois anos.
Nesse período, viveu em seu rancho perto de Sydney com a mulher, Robyn Moore, e os cinco filhos - o sexto só nasceria em 1985.
Voltou à activa a Hollywood para interpretar Martin Riggs, o policial explosivo de "Arma Mortífera" (87), que fez dele um astro internacional.
Em 1993, dirigiu seu primeiro filme, "O Homem Sem Face", e em 1995 foi considerado, em pesquisa da revista "Hollywood Reporter", um dos cinco actores mais poderosos da indústria cinematográfica.
Gibson faz a dobragem do capitão John Smith no desenho "Pocahontas" (95), dos estúdios Disney ("uma ótima oportunidade para exercitar a criatividade utilizando apenas a voz", segundo ele).
E, no mesmo ano, interpretou William Wallace, um dos maiores líderes da história da Escócia, em "Braveheart", dirigido e produzido por ele.
O filme custou US$ 50 milhões, o mais caro da história a ter um actor que acumula a direcção, obteve 10 indicações ao Oscar, dos quais levou 5 estatuetas, entre elas a de melhor filme e melhor director.
Em 1998 interpretou novamente o policial Martin Riggs em Arma Mortífera 4.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com