quinta-feira, fevereiro 09, 2006

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Apolónia
Esta santa foi muito popular na idade média como padroeira dos dentes, ou melhor, contra as dores de dente e conseqüentemente dos dentistas.
O que se sabe de certo sobre Apolônia é o que escreveu numa carta o bispo de Alexandria, Dionísio.
Nos últimos anos de governo do imperador Felipe,o árabe (244-249), pessoalmente favorável aos cristãos, houve uma revolta popular na cidade de Alexandria, no Egipto, contra os cristãos, açulada por um adivinho.
O massacre que se seguiu durante a revolta ceifou muitas vidas de cristãos.
No seu furor, os pagãos não pouparam nem os mais fracos.
Então escreveu o bispo: "Todos se lançaram sobre as casas dos cristãos. Cada um entra na casa daqueles que conhece na sua vizinhança. Saqueia e devasta, levando embora, nas dobras dos vestidos, todos os objectos preciosos, lançam por terra ou queimam as coisas sem valor. Dirse-ia uma cidade tomada e saqueada pelo inimigo... Os pagãos, depois, tomaram a admirável virgem Apolônia, já avançada em idade, golpearam as suas mandíbulas e lhe arrancaram os dentes. Depois, tendo aceso o fogo de uma pira fora da cidade, ameaçaram atirá-la nela viva, se não pronunciasse juntamente com eles palavras ímpias. Ela pediu para ser deixada livre um instante. Foi atendida e saltou rapidamente no fogo e foi consumida".
O episódio teria acontecido na ano 249.
Apolônia deve ter nascido no princípio do século III ou nos últimos anos do século II, porque o texto de Dionísio afirma que já era avançada em anos quando aconteceu o facto.
A sua vida tinha sido irrepreensível, digna de toda admiração.
A sua conduta exemplar deve ter suscitado a ira dos pagãos.
O facto de ela ter-se atirado no fogo não causou admiração nas palavras do seu bispo, mas o assunto foi muito discutido em tempos posteriores.
O facto deve ter causado admiração não só nos pagãos mas também nos cristãos.
O culto de Sta. Apolônia, como protectora dos dentes, foi muito difundido.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com