sexta-feira, fevereiro 24, 2006

 

PAPA CLEMENTE VIII


Posted by Picasa Clemente VIII (Ippolito Aldobrandini) nasceu no dia 24 de fevereiro de 1536 e faleceu no dia 5 de março de 1605.
Foi Papa de 9 de Fevereiro de 1592 ate a sua morte.
Era advogado e foi aluno de São Filipe Neri, pregava e impunha disciplina. Firmou a paz entre a França e a Espanha em razão dos conflitos entre católicos e huguenotes.

Celebrou o XII Jubileu (1600).
Em 1598 Clemente conseguiu fazer e mediar um tratado de paz entre Espanha e França (Paz de Vervins) terminando um longo conflito, e negocia também a paz entre França e Sabóia. Apesar do nome Clemente, não dispunha de clemência com os bandidos que percorriam toda a Itália central, nem com quaisquer criminosos. Também sob o ponto de vista disciplinar sobre heresias foi implacável: foi durante o seu pontificado (17 de Fevereiro de 1600) que Giordano Bruno foi condenado à morte na fogueira.
Em 1602, Clemente VIII, com a bula "Incrustabile Divine", fundou a Propaganda.

A "Congregatio de Propaganda Fide" (Congregação para a Propagação de Fé) criando uma poderosa palavra e actividade que seria disseminada nos séculos seguintes: depois de definir a congregação, a palavra passou a ter o sentido de propaganda em 1680 em italiano, em 1753 em francês, em 1842 em inglês.
Também foi Clemente VIII que, em 1592, encerrou o conflito em torno do texto oficial da Bíblia, publicando a Vulgata.
Em 1596, reeditou o Index Librorum Prohibitorum.
Outra referência a este Papa é a Sala Clementina, situada no Palácio Apostólico do Vaticano.

É um pomposo salão no segundo andar, cujo nome é uma homenagem a Clemente VIII e possui a inscrição Clemens VIII, Pontifex Maximus.
Na Sala Clementina foi realizada uma parte do velório do pontífice João Paulo II.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com