sexta-feira, fevereiro 24, 2006

 

TENNESSEE WILLIAMS


Posted by Picasa Tennessee Williams foi um notável dramaturgo americano e autor de argumentos cinematográficos, contos, romances e poemas.
Ficou conhecido pelas suas inovações na técnica teatral, bem como pelos seus idiomatismos Sulistas, diálogos envolventes e temas que - para o seu tempo - pareciam muitas vezes estranhos e chocantes.
Williams transmitia vividamente as tensões sexuais e violência reprimida das suas personagens geralmente com compaixão bem como com ironia. Ganhou Prémios Pulitzer com A Streetcar Named Desire e Cat on a Hot Tin Roof. Muitos pensavam que The Glass Menagerie também o merecia. Durante a Grande Depressão Williams trabalhou como operário e, depois de frequentar as Universidades de Missouri e Washington, licenciou-se pela Universidade de Iowa em 1938. Escrevendo sob o seu pseudónimo, Tennessee, começou a sua carreira auspiciosamente com um prémio de um Grupo Teatral (1939) por quatro peças em um acto mais tarde publicadas (1948) sob o título colectivo de American Blues.
Depois de uma decepção na sua primeira produção profissional, Battle of Angels (1940), Williams combinou material semi-autobiográfico com inovação técnica em The Glass Menagerie (1945; filme, 1950), e com isto assegurou não só o prémio daquele ano do New York Drama Critics' Circle, mas também uma fama duradoura no teatro americano.
A uma mal sucedida dramatização de uma história de D.H. Lawrence, You Touched Me! (1945), em que Williams colaborou com Donald Windham, seguiu-se a primeira de uma série de peças sobre a frustração sexual, A Streetcar Named Desire (1947; filme, 1951), a mais eficaz de todas as obras de Williams.
Retrato envolvente de desintegração pessoal, esta peça, como The Glass Menagerie e a maioria das peças subsequentes de Williams, tem um conjunto de personagens cujo carácter é iluminado por uma encenação imaginativa.
Williams estudou os problemas das mulheres solitárias em mais duas peças: Summer and Smoke (1948), revista com o nome The Eccentricities of a Nightingale, 1965), um melodrama em que uma solteirona do Sul tenta ignorar o lado sensual da sua natureza, e The Rose Tattoo (1951; filme, 1955), uma comédia sadia em que uma viúva já madura, depois de longa luta interior, redescobre o amor.
Faleceu no dia 24 de Fevereiro de 1983.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com