sexta-feira, março 03, 2006

 

CHARLES CHAPLIN


Posted by Picasa Pensamos em demasia e sentimos bem pouco mais do que de máquinas, precisamos de humanidade.
Mais do que de inteligência, de afeição e doçura.
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Charles Spencer Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889 às 20 horas, num subúrbio de Londres.

Sua mãe, Lili Harley, era actriz de comédia.
Seu pai, também artista do music-hall, abandonou a família quando Charles ainda era pequeno.
Um grave problema de laringite acabou com a carreira da jovem Lili Harley, obrigando Charles Chaplin a trabalhar artisticamente com apenas cinco anos de idade.
O teatro, muito freqüentado por soldados, não era propriamente um local "selectivo", mas foi onde o pequeno Chaplin pôde demonstrar pela primeira vez o seu grande talento para a interpretação.
Os primeiros anos da vida de Chaplin passaram-se em orfanatos, e foi neles onde Chaplin encontrou todos os elementos que utilizaria mais tarde nos roteiros dos filmes que dirigiu e interpretou.

Essa primeira etapa da sua vida não tinha o humor nem a ironia com a qual o cineasta sensibilizou o público do mundo inteiro.
Felizmente, Chaplin acabou construindo a sua vida com a única coisa positiva que poderia ter herdado da sua família: a paixão pelo teatro.
Graças a seu pai, comemorou o seu oitavo aniversário contratado por uma companhia de bailarinos chamada Eight Lancashire Lads.
Pouco depois, a morte de seu pai e o internamento da sua mãe no sanatório marcariam a vida de Chaplin profundamente.
Nessa época assinou seu primeiro contrato estável como actor, interpretando um mensageiro numa versão de Sherlock Holmes.
Com esse trabalho, melhorou sua situação financeira.
Nesse mesmo ano conseguiu um emprego no Circo Casey, onde pôde desenvolver as suas habilidades cômicas.
Já na primeira apresentação, conseguiu arrancar sonoras gargalhadas do público pela maneira desesperada com a qual recolhia as moedas atiradas à arena.
O adolescente Chaplin conseguiu um lugar na companhia do acrobata Fred Karno, apresentado por seu irmão Sidney.
Karno, que fazia sucesso com espectáculos de mímica, chegou a ter cinco companhias, apresentando-se em todas simultaneamente.
Chaplin rapidamente superou o artista Harry Weldon, com quem dividia o número e, em 1909, teve a sua primeira temporada em Paris.
"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."
Chegando em Paris, conheceu os favores das prostitutas, e a cidade onde os irmãos Lumiére, George Méliés e Max Linder fizeram nascer a magia do cinematógrafo.

Anos mais tarde, Max Linder diria: "Chaplin teve a gentileza de me confessar que os meus filmes o levaram a fazer os seus próprios filmes. Chamou-me de mestre, mas fui eu que tive o prazer de aprender com ele".
Naquela época, o mundo das imagens animadas ainda lutava para conseguir uma linguagem própria e um reconhecimento social.
Depois de outra tourné pelo norte da Inglaterra, Karno ascendeu Chaplin a primeiro actor das representações que a companhia faria nos Estados Unidos, em 1910.

Toronto e Nova Iorque foram as primeiras paradas desta tourné, antes de prosseguir para o oeste.
A Broadway não assimilou o humor inglês, mas Chaplin chamou a atenção de alguns jornais e de um jovem espectador, que nessa época trabalhava para o cinema; era Mack Sennett, que voltaria a encontrar Chaplin dois anos mais tarde, numa nova tourné pelos Estados Unidos.
Enquanto estava na Filadélfia, em 1913, Chaplin recebeu um telegrama pedindo-lhe que fosse até um escritório no centro da Broadway.

Ali funcionava a sede da Keystone Comedy Film Company, onde lhe ofereceram um salário de 150 dólares para que fizesse três filmes por semana.
Depois de algumas negociações, Chaplin acabou aceitando o trabalho e, ao chegar em Los Angeles, reencontrou Mack Sennett, que seria seu novo chefe.
"A beleza é a única coisa preciosa na vida.

É difícil encontrá-la.
Mas quem consegue, descobre tudo."
Depois de falecer e ser sepultado na sua terra natal foi violado o seu sepulcro e roubado o corpo no dia 3 de Março de 1978.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com