sexta-feira, março 24, 2006

 

DÁRIO FO


Posted by Picasa Dario Fo nascido no dia 24 de Março de 1926 é um autor teatral italiano, comediante e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1997.
Nasceu em San Giano, uma cidade pequena em Lago Maggiore na província de Varese, na Itália.
Sua família era composta por seu pai Felice, socialista, mestre da estação e actor numa companhia amadora do teatro; sua mãe Pina Rota, uma mulher da imaginação e talento (nos anos 1970, teve um livro autobiográfico publicado por Einaudi, contando a história de sua cidade natal); seu irmão Fúlvio; sua irmã Bianca e seu avô materno, que teve uma fazenda em Lomellina, onde Dario passou suas férias da infância
Durante as visitas de Dario, seu avô viajava pelo campo vendendo seus produtos em uma carroça puxada por cavalos.

Para atrair clientes contava histórias, as mais surpreendentes, e nestas histórias introduzia a notícia e anedotas sobre eventos locais. Suas crônicas satíricas e oportunas deram-lhe o apelido de Bristìn (semente da pimenta). Foi de seu avô, sentando-se ao lado dele em suas viagens, que Dario começou a aprender os rudimentos do ritmo narrativo.
Dario passou sua infância a mudar-se de uma cidade para outra, porque os postos de seu pai foram mudando de acordo com o que desejavam as autoridades ferroviárias.

Mas mesmo que a geografia remanescesse em um fluxo, o ajuste cultural era sempre o mesmo. Enquanto o menino crescia, tornou-se educado na tradição narrativa local.
Com paixão crescente, sentava-se nas tavernas ou piazze e punha-se a escutar sem cansar os mestres vidraceiros e os pescadores, que - na tradição oral do fabulatore - trocariam fábulas embebidos num tom satírico político pungente
Em 1940 mudou-se de Luino para Milão para estudar na Academia de Arte de Brera. Após a guerra, começa a estudar a arquitectura no Instituto Politécnico, mas interrompeu seus estudos com somente alguns exames deixados para poder colar grau.
Quase ao final da guerra, Dario foi conscrito no exército da república de Salo.

Consegue escapar, e gasta os últimos meses da guerra escondido num quarto de loja num sótão. Seus pais são activos na resistência, sendo que seu pai organiza o transporte de cientistas judeus e prisioneiros de guerra britânicos fugidos para a Suíça de trem; sua mãe ocupa-se de cuidar de partisans feridos.
Ao fim da guerra, Dario retorna a seus estudos na Academia de Brera e realizando cursos de arquitetura no Instituto Politécnico.
Entre 1945-51 foca sua atenção em projectos de palcos e decoração teatral. Nessa época começa a improvisar monológos.
Muda-se com sua família para Milão. Mamma Fo, a fim ajudar a seu marido a manter os três filhos na faculdade, esmera-se como uma fabricante de camisas.
Para o Fos mais novos, este é um período da leitura intensas. Gramsci e Marx são devorados junto com novelistas americanos e as primeiras traduções de Brecht, de Mayakovsky e de Lorca.
Nos anos posteriores imediatos, o teatro italiano submete-se a uma volta verdadeira, empurrada principalmente pelo fenômeno do novo teatri do piccoli (theatros pequenos) que teve um papel chave no desenvolvimento da idéia "de um palco popular".
Fo é envolvido por este movimento efervescente e prova ser um teatrólogo insaciável - mesmo que geralmente não pudesse ter recursos para comprar um assento e tivesse que ficar em pé entre os performáticos.

Mamma Fo mantem uma mente aberta e uma casa aberta para conhecimentos novos das suas crianças, entre eles Emilio Tadini, Alik Cavalieri, Piccoli, Vittorini, Morlotti, Treccani, Crepax, alguns deles já famosos.
Durante seus estudos da arquitectura, ao trabalhar como arquitecto assistente e decorador, Dario começa a entreter seus amigos com os contos como aqueles que ouvia nas tavernas no entorno do lago durante sua infância.
No verão de 1950, Dario procura por Franco Parenti que foi apresentado pelo jovem cômico teatrólogo com uma parábola de Caim e Abel, uma sátira em que Caim, nano do poer (pequena coisa pobre), um tolo miserável, é qualquer coisa menos malvado. É justo que cada vez que tenta, nano do poer, imitar o esplêndido, loiro e de olhos azuis, Abel se envolve em problemas. Após ter sofrido um desastre após outro, finalmente fica louco e mata o esplêndido Abel. Franco Parenti convida entusiasticamente Fo para se juntar a sua companhia de teatro.
Dario começa a se apresentar show de variedades de verão de Parenti. Isto é quando tem seu primeiro "encontro" com Franca Rame - não pessoalmente, mas através de uma fotografia que vê na casa de alguns amigos. Ele fica apaixonado!
Por algum tempo ainda continua a trabalhar como o arquitecto assistente. Mas decide-se logo abandonar seus trabalho e estudos, repugnado pelo corrupção existente no sector das edificações.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com