quinta-feira, março 30, 2006

 

ERIC CLAPTON


Posted by Picasa Eric Patrick Clapp, mais conhecido como Eric Clapton, nascido em Ripley, Surrey, no dia 30 de março de 1945, é um guitarrista britânico.
Apelidado de Slow Hand, é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.
Filho de mãe solteira, Clapton foi criado por seus avós.

Só descobriu a verdade aos nove anos de idade, um momento marcante em sua vida.
Eric ganhou uma guitarra no seu aniversário de treze anos, aprendeu sozinho a tocar e aos 17 formou sua primeira banda, os Roosters.

Só alcançou sucesso como integrante dos Yardbirds, mas, fiel à suas raízes blues, recusou-se a seguir a direcção pop escolhida pelo grupo.
Depois de um tempo em empregos temporários, entrou para a John Mayall & the Bluesbrakers, estabelecendo seu nome como músico de blues e inspirando o fanatismo de jovens que pichavam Londres com a inscrição "Clapton is God" ("Clapton é Deus").
Ele largou os Bluesbrakers em 1966 e então formou o Cream, um dos primeiros "power trios" do rock, com Jack Bruce e Ginger Baker.

Foi nessa época que Eric começou a desenvolver-se como cantor, embora Bruce, um dos melhores vocalistas do rock, fizesse a maioria dos vocais.
No final de 1966 o status de Clapton como melhor guitarrista da Grã-Bretanha foi abalado com a chegada de Jimi Hendrix.

Hendrix compareceu à uma das primeiras apresentações do Cream, no London Poytechnic em 1 de outubro de 1966, e tocou uma jam com a banda durante "Killing Floor".
Eric imediatamente percebeu que havia ganho um novo e quase imbatível adversário, cujo carisma era igualado somente por sua incrível técnica na guitarra.
Os primeiros shows de Hendrix no Reino Unido foram assistidos pela maioria dos astros da música britânicos, incluindo Clapton, Pete Townshend e os Beatles.
A chegada do americano teria um impacto profundo e imediato na próxima etapa da carreira de Clapton.
Embora o Cream seja apresentado como um dos melhores grupos de sua geração, a banda teve vida curta. As lendárias brigas internas - especialmente entre Bruce e Baker - aumentaram a tensão entre os três integrantes, levando ao fim do trio.

Outro factor significante foi uma crítica pesada da revista Rolling Stone de um dos shows do Cream, o que afectou Clapton profundamente.
Goobye, álbum de despedida da banda, apresentava faixas ao vivo gravadas no Royal Albert Hall, assim como a versão de estúdio de "Badge", composta por Eric e George Harrison.
A amizade próxima dos dois resultou na performance de Clapton em "While My Guitar Gently Weeps", lançada no White Album dos Beatles.

Mas a camaradagem provou não ser tanta assim quando a esposa de Harrison, Pattie Boyd, largou o beatle para ficar com Eric.
O relacionamento dos dois inspiraria uma das canções mais conhecidas de Clapton, "Layla".
Uma segunda participação em outro supergrupo, o menos-sucedido Blind Faith (1969), com Baker, Steve Winwood e Rick Grech, resultou em um álbum fraco e uma tourne norte-americana cancelada.

Já aí Clapton estava cansado de sua fama e do burburinho que cercava o Cream e o Blind Faith, além de ter ficado profundamente afectado pela música do The Band – com o qual de facto ele já havia pedido para se juntar depois do fim do Cream.
Clapton então decidiu ficar um pouco nas sombras, e passou a viajar em tourne como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends.
Ele tornou-se amigo íntimo de Delaney Bramlett, que o encorajou a voltar a compor e a cantar.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com