sábado, março 04, 2006

 

GABRIEL, O PENSADOR


Posted by Picasa Gabriel, O Pensador, pseudónimo de Gabriel Contino, nasceu dia 4 de março de 1974, no Rio de Janeiro, Brasil e é cantor e compositor brasileiro de hip-hop.
Quando se fala em música Rap, a última coisa que poderíamos imaginar seria num artista branco, de classe média alta e filho de jornalista.

Entretanto, assim é Gabriel Pensador.
Apesar de suas letras de cunho social e político, misturou bom humor e levadas Pop em seu som, sendo aclamado pelo público e discriminado por alguns outros “rimadores”.
Começou a compor em 1992, quando o Brasil passava por diversas crises internas, capitaneadas por Fernando Collor.

Desse cenário, não poderia surgir outra canção se não “Tô Feliz, Matei o Presidente”.
Já de contracto com uma grande gravadora, estréia com um álbum auto-intitulado, de onde se destacaram “Lôraburra” e “Retrato de Um Playboy”.
Os adolescentes se identificaram de imediato com as letras de Gabriel e logo ele já um dos cantores mais tocados.
“Ainda É Só o Começo”, veio denunciando o descaso com a educação no nosso país. “Estudo Errado” fez grande sucesso, além de “FDP ao Cubo” e “Rabo de saia”, que também entraram na programação das FMs.
Mas o maior sucesso da carreira do artista foi com o lançamento de Quebra-cabeça”.

Apostando mais no Pop e impulsionado pelos ‘hits’ “2345meia78”, “Cachimbo da Paz” e “Festa da Música”, o disco ultrapassou 1 milhão de unidades vendidas.
“Nádegas a Declarar”, foi lançado em 1999 e apesar de “To Vazando” e “Astronauta”, feita em parceria com Lulu Santos, não conseguiu manter a média do anterior.

Após ficar dois anos em silêncio, Gabriel voltou a disparar sua metralhadora verbal com “Seja Você Mesmo, Mas Não Seja Sempre o Mesmo”.
Um ano mais tarde, com o objectivo de fazer uma compilação de seus maiores sucessos da carreira, o artista aceitou o desafio e gravou o “MTV Ao Vivo – Gabriel o Pensador”.
Com esse trabalho, Gabriel provou que ainda tem muita rima pra cantar, seja no Rap ou no Pop.
O sétimo disco da carreira do cantor foi lançado, em 2005.

Baptizado de “Cavaleiro Andante”, Gabriel O Pensador utiliza trechos da música “Pais e Filhos”, do Legião Urbana, na inéita “Palavras Repetidas”.
O material conta ainda com faixas como “Tempestade”, “Tudo na Mente” e “Sem Neurose.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com