sábado, março 04, 2006
JIM CLARK


Seu nome era James Clark Jr. vindo de uma família de fazendeiros em Kilmany, Escócia, sendo o filho mais novo e o único menino.
Sua carreira na Fórmula 1 foi com a equipe Lotus, para quem pilotou de 1960 a 1968. O maior sucesso foi em 1963 com o Lotus 25, com Clark pilotando, venceu sete de dez corridas e ganhou o primeiro título mundial para a Lotus. ~
Em 1965 ele ganhou novamente o campeonato. Aquele ano ele também ganhou a Indianápolis 500. Ele precisou não disputar o prestigiado Grande Prêmio de Mônaco para competir na Indy, mas fez história guiando o primeiro carro de tracção traseira a vencer a corrida.
No ano seguinte a Lotus não estava competitiva sob a nova regra de motores de 3 litros.
Eles começaram a temporada com um motor de 2 litros Coventry-Climax, no Lotus 33.
Mais tarde durante a temporada, o Lotus-BRM 43 usou um complicado motor BRM H16 (essencialmente 2 motores V8 de 1,5 litros combinados).
A temporada de 1967 viu Clark e a Lotus usarem três carros e motores completamente diferentes. O Lotus-BRM foi usado e falhou, na primeira corrida na África do Sul.
Clark usou um antigo Lotus 33 para Mônaco (sua última corrida), mas abandonou devido a problemas na suspensão.
Então a Lotus associou-se com a Ford e Cosworth.
O Cosworth DFV se tornou o mais bem sucedido motor na história da Fórmula 1. O Lotus-Cosworth 49 venceu a primeira corrida em que participou no Grande Prêmio da Holanda.
Em 7 de Abril de 1968 durante uma corrida da Fórmula 2 em Hockenheim, Alemanha, Jim Clark morreu quando seu carro saiu de curso e bateu em algumas árvores. A causa do acidente nunca foi definitivamente identificada, mas investigadores concluíram que um pneu traseiro vazio foi a causa mais provável.
Sua morte foi grande golpe para a equipe e para a Fórmula 1.
Ele foi o melhor piloto no melhor carro e permaneceu inseparável da Lotus nos seus primeiros anos.