sábado, março 11, 2006

 

ROLLING STONES


Posted by Picasa O nascimento dos Rolling Stones aconteceu no Jazz Club da BBC, em 12 de julho de 1962, sendo hoje a banda mais antiga da história do rock.
Sofrendo as influências do blues, do rock'n'roll e do country, os Rolling Stones desenvolveram um estilo baseado num som áspero, dominado pela guitarra eléctrica, que pouco variou com o passar do tempo.
Numa primeira fase, chegaram a interpretar temas de seu músico preferido, Chuck Berry, como a versão de Come on, lançada em seu primeiro single (1963).
Quase todos os títulos da banda foram compostos por seus líderes fundadores, o guitarrista Keith Richard e o vocalista Mick Jagger (cujo verdadeiro nome é Michael Philip Jagger).
O baterista Charlie Watts e o baixista Bill Wyman entraram para o grupo em 1964.
Este último saiu em 1993 e seu lugar foi ocupado por diversos músicos.
O segundo guitarrista, Brian Jones, que também fez parte da banda desde o início, declarou, pouco antes de morrer, sua intenção de a abandonar, pois não assimilara as mudanças musicais experimentadas.
Um exemplo dessas experiências são as notas assobiadas que aparecem em Paint it Black.
Jones foi inicialmente substituído por Mick Taylor e, em 1975, por Ron Wood.
O fascínio que os Stones exercem sobre os fãs só em parte pode ser explicado por sua música.
Os grosseiros movimentos em cena de Jagger; seus textos agressivos, que revelam uma sociedade em crise (Street Fighting Man, Sympathy for the Devil); os excessos nas vidas de Jagger e Richards, marcadas por escândalos devido ao consumo de drogas durante os anos de 1960; os cabelos compridos... representaram, para os fãs, um apelo à rebelião.
Seus primeiros concertos foram também perturbados por graves actos de violência.
Além dos cachês milionários ou das mudanças da moda, sua continuidade fez do grupo o ídolo de três gerações.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com