sábado, março 18, 2006
RUDOLF DIESEL


Rudolf Diesel inventou um motor a combustão de pistões que funcionava sob os efeitos de uma reação química, uma explosão controlada, conseguida quando o oxigênio puro e óleo misturam-se.
Para conseguir a reacção química desejada no momento da ignição, foi preciso uma infinidade de outros inventos como bombas injectoras, bicos doseadores, bicos injectores e pulverizadores, engrenagens sincronizadas e outros acessórios que para que o sincronismo requeridos actuasse na passagem do pistão no ponto de máxima compressão.
Rudolf Diesel registrou a patente de seu motor-reator em 23 de Fevereiro de 1897 .
Em sua homenagem foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refino do petróleo o nome de diesel.
Tendo como fonte de combustível qualquer tipo de óleo, (graxa, banha ou gordura animal, margarinas e óleos vegetais) o motor a reactor óleo-oxigênio, dada sua simplicidade e a enorme aplicação, rapidamente penetrou nos lugares mais longínquos do planeta, revolucionando o mundo industrial e substituindo os complexos sistemas mecânicos a vapor que até então movimentavam as locomotivas e os transportes marítimos por unidades geradoras diesel-elétrica.
Após negociar o seu invento, durante uma travessia do Canal da Mancha, o inventor morre em circunstâncias estranhas que jamais foram esclarecidas.