sábado, março 18, 2006

 

RUDOLF DIESEL


Posted by Picasa Rudolf Christian Karl Diesel nascido no dia 18 de Março de 1858 em Paris e falecido no dia 30 de Setembro de 1913, no Canal da Mancha, foi um engenheiro mecânico alemão que idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade.
Rudolf Diesel inventou um motor a combustão de pistões que funcionava sob os efeitos de uma reação química, uma explosão controlada, conseguida quando o oxigênio puro e óleo misturam-se.
Para conseguir a reacção química desejada no momento da ignição, foi preciso uma infinidade de outros inventos como bombas injectoras, bicos doseadores, bicos injectores e pulverizadores, engrenagens sincronizadas e outros acessórios que para que o sincronismo requeridos actuasse na passagem do pistão no ponto de máxima compressão.
Rudolf Diesel registrou a patente de seu motor-reator em 23 de Fevereiro de 1897 .
Em sua homenagem foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refino do petróleo o nome de diesel.
Tendo como fonte de combustível qualquer tipo de óleo, (graxa, banha ou gordura animal, margarinas e óleos vegetais) o motor a reactor óleo-oxigênio, dada sua simplicidade e a enorme aplicação, rapidamente penetrou nos lugares mais longínquos do planeta, revolucionando o mundo industrial e substituindo os complexos sistemas mecânicos a vapor que até então movimentavam as locomotivas e os transportes marítimos por unidades geradoras diesel-elétrica.
Após negociar o seu invento, durante uma travessia do Canal da Mancha, o inventor morre em circunstâncias estranhas que jamais foram esclarecidas.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com