sexta-feira, março 17, 2006

 

RUDOLF NUREYEV


Posted by Picasa Rudolf Nureyev nasceu no dia 17 de Março de 1938 na Rússia Soviética, transformando-se num dos mais celebrados bailarinos do século XX e o primeiro superstar homem do mundo da dança desde Vaslav Nijinsky.
Ele espantava o público com giros e saltos espetaculares, mas era seu temperamento apaixonado e sentimental que o fez um fenômeno.
Nureyev, que era descendente de Tatar, estudou a dança e sua técnica com o Ballet Ufa.
Ele era um estudante incrível mas rebelde na Escola de Ballet de Leningrado de 1955 a 1958, quando ele pulou do corpo de baile e se formou directamente com solos no Kirov Ballet.
Três anos mais tarde, em 17 de Junho de 1961, quando estava em tourne com o Kirov em Paris, ele quebrou a barreira da segurança soviética e pediu asilo de oficiais no aeroporto de Le Bourget.
Nos meses seguintes ele se apresentou em Paris, New York, Londres e Chicago, mas seu auge foi atingido em 1962 quando ele fez par com a aclamada bailarina Margot Fonteyn do British Royal Ballet.
O magnífico virtuosismo de Nureyev se mostrou um contraponto à elegancia matura de Fonteyn, e logo sua parceria juvenesceu a carreira da moça e estabilizou a dele.
Fora sua ligação ao Royal Ballet como um 'permante artista convidado' por vinte anos, Nureyev não era filiado com a compania de dança.
Ele trabalhou como artista convidado por todo o mundo, tanto como bailarino e depois como coreógrafo.
Nos anos 70 ele se envolveu com o drama.
Apareceu na tv e em filmes, ele também fez tour nos EUA como o Rei de Sião, numa relembrança do clássico musical da Broadway 'O Rei e Eu'.
Mesmo se tornando um cidadão austríaco em 1982, ele passou grande parte de sua via em Paris, onde ele era o director e principal coreógrafo do Paris Opera Ballet.
Em 1989 ele dançou na União Soviética pela primeira vez desde que a abandonara.
Nureyev fez sua última aparição pública em outubro de 1992, como director na estréia parisiense de uma nova produção de La Bayadère.
Nureyev morreu em 1993, em Paris, França.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com