sábado, março 04, 2006

 

SALADINO


Posted by Picasa Saladino em árabe, Salah al-Din Yusuf; صلاه الدين يوسف ابن ايوب, foi o sultão do Egipto, Síria e Palestina e chefe militar que liderou os muçulmanos contra os cristãos durante as últimas cruzadas, e acabou reconquistando os territórios perdidos, tendo-se tornado uma lenda tanto entre os muçulmanos como no ocidente.
Saladino era de origem curda.

Nasceu em Tikrit, que hoje pertence ao Iraque, em 1138, e morreu em Damasco, hoje capital da Síria, no dia 4 de Março de 1193.
Foi o responsável por restaurar o sunismo no Egipto.
Saladino distinguiu-se pela primeira vez nas campanhas do Egipto, sendo nomeado vizir.

Sultão do Egipto a partir de 1175, Saladino sucedeu a Atabeg de Mosul, em nome de quem partiu à conquista do Egipto. Unificou o Egipto (1164-1174), a Síria (1174-1187) e a Mesopotâmia, tornando-se um poderoso dirigente. Doutrinou zelosamente seu povo a encarar a luta contra a cristandade como uma guerra santa e fundou colégios para o ensino da religião islâmica.
Armando ciladas, os seus exércitos, depois de esmagar os cristãos em Tiberíades, destruiram uma poderosa força cruzada na Batalha de Hattin, em 4 de julho de 1187, vitória essa que o levou a alcançar seu maior sucesso: a Tomada de Jerusalém, em 2 de outubro de 1187, pondo fim à ocupação cristã dessa cidade.

Em consequência dessa derrota, o Papa Gregório VIII abençoou a Terceira Cruzada, que partiu em 1191, em direção à Palestina, com a missão de reconquistar a Terra Santa.


Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com