quinta-feira, março 16, 2006

 

TIBÉRIO CÉSAR


Posted by PicasaTibério Cláudio Nero César, em Latim: Tiberius Claudius Nero Cæsar que nasceu a 16 de Novembro de 42 a.C. e faleceu a 16 de Março 37 d.C., foi imperador romano de 14 até à sua morte.
Foi o segundo imperador de Roma pertencente à dinastia Julio-Claudiana, sucedendo ao padrasto César Augusto.
Tibério pertencia à família Claudi da aristocracia romana e era filho de Tiberius Claudius Nero e de Livia Drusa, sendo irmão de Druso.

A sua mãe separou-se do pai enquanto ele e o irmão eram bastante jovens, para casar com o imperador Augusto.
Subsequentemente, Augusto adoptou-o como filho e, apesar de algumas hesitações, nomeou-o sucessor.
À medida que foi crescendo, Augusto confiou-lhe tarefas de maior responsabilidade, até que se tornou no general supremo das legiões estacionadas na Germânia Inferior, um dos postos mais importantes do império.
Em12 a.C
., Tibério é obrigado a divorciar-se da sua mulher Vipsânia (filha de Marcos Vipsânio Agripa) para casar com a herdeira de Augusto, Júlia Cesaris.
Uma vez que Tibério gostava bastante da primeira mulher, este casamento esteve condenado ao fracasso desde o início.
Talvez por este motivo, a relação com o padrasto e agora sogro esfriou e Augusto passou a preferir Germânico, um dos sobrinhos de Tibério.
Numa manobra calculada, Tibério exilou-se em Rhodes, sob o pretexto de querer estudar retórica.
Acaba por regressar vários anos depois, na altura da morte dos netos de Augusto (filhos de Júlia e Agripa), dada a vontade do imperador em nomeá-lo como herdeiro.

Tibério sucede no trono imperial em 14, mas descobre que as legiões do Reno se tinham amotinado por preferirem o seu comandante - Germânico - como sucessor.
A rebelião foi travada pelo próprio aclamado, que não pretendia roubar o trono ao tio.
No entanto Tibério passou a evitar o sobrinho e, quando este morre em 19 em circunstâncias estranhas, foi um dos principais suspeitos.
Pouco tempo depois da subida ao trono, a natureza instável de Tibério revelou-se. Entrou em conflito aberto com a mãe, Livia Drusa, recusando-lhe a parte que lhe cabia da herança de Augusto e outros previlégios concedidos. Paranóico por conspirações, retirou-se para a ilha de Capri de onde governou até ao fim do reinado.

Atrás de si, deixava o controlo de Roma nas mãos do ambicioso Sejanus, o líder da guarda pretoriana.
Iniciou-se então uma onda de terror, com o assassinato e proscrição de muitos senadores importantes, homens de negócios e membros da família imperial.
A viúva de Germânico, Agripina e os seus dois filhos mais velhos Nero e Druso César, foram exilados e assassinados por ordem de Tibério.
Sejanus acabou por cair em desgraça e ser executado em 31, depois de descoberto um plano para depôr Tibério, o que só aumentou a paranóia do imperador e induziu nova série de proscrições. Quando Tibério morreu, o povo respirou aliviado.

Em Roma, a multidão gritou: Tiberius ad Tiberim (Tibério ao Tibre!).
Tibério morreu de causas naturais em 37, deixando o império ao sobrinho-neto Calígula e ao neto Tibério Gemelo.

Pouco tempo depois, Calígula manda matar o primo e torna-se no único imperador

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com