sábado, abril 15, 2006

 

ABRAHAM LINCOLN


Posted by Picasa Abraham Lincoln que nasceu perto de Hodgenville, no Kentucky, no dia12 de Fevereiro de 1809 e faleceu em Washington, Distrito de Columbia, no dia 15 de Abril de 1865 foi o 16º (1861-1865) presidente dos Estados Unidos e o primeiro presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos da América.
Nasceu numa família de condição humilde, no Condado de Hardin, próximo à cidade de Hodgenville, Kentucky, e exerceu diversos ofícios manuais até que pôde estudar leis, abrindo seguidamente cartório em Springfield.
Em 1816, sua família mudou-se para o estado de Indiana, onde Lincoln viveu dos sete aos 21 anos.
Seus estudos, segundo suas próprias palavras, resumiam-se, nessa época, a saber ler, escrever e fazer as quatro operações.
No estado havia escassez de livros e papel, e a Bíblia era provavelmente o único livro existente em casa de seus pais.
Lincoln a estudou a fundo, vindo mais tarde a enriquecer seus discursos e trabalhos escritos com citações bíblicas.
Em 1831, Lincoln mudou-se sozinho para a aldeia de New Salem, no estado de Illinois, empregando-se como balconista numa loja.
Em New Salem, onde viveu quase seis anos, tornou-se agente postal e mais tarde foi eleito deputado por Illinois (1834-1840) e membro do Senado (1844-1848).
Durante seu segundo mandato na Assembléia, Lincoln começou a estudar Direito e completou sua formação, pediu livros emprestados, estudou-os e, em 1836, obteve licença para exercer a advocacia.
No ano seguinte mudou-se para a nova capital do Estado, Springfield, onde, juntamente a outros, constituiu um escritório de advocacia.
Em 1842, casou-se com Mary Todd e, dois anos depois, montou um novo escritório em sociedade com William Herndon.
Essa sociedade jamais foi desfeita. A prática da advocacia em Illinois não era especializada no tempo de Lincoln.
Durante seis meses em cada ano, Lincoln integrava os tribunais itinerantes do estado percorrendo vários municípios e aceitando os casos que lhe eram apresentados.
Sua actuação como advogado o tornou conhecido em todo o Illinois.
Em 1846, foi eleito para a Câmara de Representantes federal. De 1847 a 1849, Lincoln actuou no Congresso, onde se tornou impopular por causa da oposição que fez ao presidente James K. Polk, culpando-o pela guerra com o México.
Desistiu de tentar a reeleição e voltou a exercer a advocacia.
Uma súbita mudança na política nacional em relação à escravidão trouxe Lincoln de volta à política.
O Acordo do Missouri proibira, em 1820, a escravidão nos novos territórios situados ao norte da fronteira sul do Missouri.
Em 1854, o senador Stephen A. Douglas apresentou uma lei para organizar os territórios de Kansas e Nebraska que repelia o Acordo do Missouri, estabelecendo que os colonos deveriam decidir se desejavam ou não a escravidão.
Lincoln era contrário a essa lei. Em 1858, disputando uma vaga ao Senado com Douglas, Lincoln desafiou-o para uma série de debates em torno da extensão da escravidão nos territórios livres. Lincoln perdeu as eleições, mas transformou-se numa figura de destaque nacional, possibilitando assim sua candidatura à Presidência em 1860, tendo estado essa actuação relacionada, também, com a fundação do Partido Republicano dos Estados Unidos da América em 1854.
Em 1860, a assembleia nacional republicana apresentou-o como candidato à presidência da nação.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com