sexta-feira, abril 28, 2006

 

BENITO MUSSOLINI


Posted by PicasaBenito Amilcare Andrea Mussolini que nasceu em Dovia di Predappio no dia 29 de Julho de 1883 e faleceu em Giulino di Mezzegra no dia 28 de Abril de 1945, foi jornalista e político italiano.
Governou com poderes ditadoriais a Itália, entre 1922 a 1943, autodenominando-se Il Duce, que significa em italiano "o condutor".
Seu pai, Alessandro, era um ferreiro alcóolatra, e sua mãe, Rosa Maltoni, uma humilde professora primária.

Foi-lhe dado o nome de Benito em honra do revolucionário mexicano Benito Juárez. Tal como o seu pai, Benito tornou-se um socialista e mais tarde um marxista.
Foi influenciado por aquilo que leu de Friedrich Nietzsche, e uma outra doutrina muito corrente do tempo e que o influenciou foi a do "sindicalismo", sustentada pelo escritor francês Georges Sorel (1847-1922).
Ele formou-se como professor de escola primária em 1901.
Em 1902 emigrou para a Suíça, mas incapaz de encontrar um emprego permanente, tendo sido até mesmo preso por vagabundagem, ele foi expulso.
Regressou à Itália, onde cumpriu o serviço militar.
Depois de novos problemas com a polícia, ele conseguiu um emprego num jornal na cidade de Trento (à época sob domínio áustro-húngaro) em (1908).
Foi nesta altura que escreveu um romance, chamado A amante do cardeal.
Mussolini tinha um irmão, Arnaldo, que se tornou um conhecido teórico do fascismo.
Uniu-se informalmente com Rachele Guidi e em 1910 nasceu a primeira filha, Edda. Contraiu matrimônio civil somente cinco anos mais tarde.

Em 1916 nasce Vittorio, em 1918 Bruno, em 1927 Romano e em 1929, Anna Maria.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com