sábado, abril 08, 2006

 

BUDA


Posted by Picasa O budismo tem sua origem nos ensinos expostos pelo Buda Sakyamuni, nascido na Índia no dia 8 de Abril de 563.
Este grande homem de sabedoria, embora nascido como um príncipe, deixou seu palácio e título, dedicando incessantes esforços para atingir a iluminação, e lançou a luz da felicidade humana sobre o povo indiano.
Nos dias de Sakyamuni as pessoas não tinham forte interesse em manter exactos registros históricos. Antes de registarem as datas dos eventos mutantes na sociedade, estavam muito mais interessadas em descobrir o significado atrás de tais eventos em relação à natureza eterna do universo.

Neste sentido, o ambiente cultural indiano estava propício à formação de profundos pensamentos filosóficos e religiosos.
O fruto deste ambiente cultural foi naturalmente o budismo, o desafio de Sakyamuni ao bramanismo e aos outros pensamentos estabelecidos.
Nascido como filho dos governantes do reinado dos Sakya, rei Suddhodana e rainha Maya, o iluminado foi chamado de Siddhartha Gautama, ou seja "aquele que realiza todos os desejos", indicando que todos os desejos de Suddhodana foram realizados após o nascimento de seu filho e a subseqüente prosperidade que veio ao seu país.
O local de nascimento de Siddhartha foi Lumbini, a aproximadamente 15 milhas de Kapilavastu, actualmente localizada nas planícies de Terai, no Nepal.

Naquela época, essa região era fértil e pacífica, e seus habitantes tinham uma vida voltada para a agricultura. O nome Suddhodana, que significa "arroz leitoso puro", refere-se ao facto de Terai ter sido uma região de rica colheita de arroz.
Contudo, a despeito de sua prosperidade agrícola, Kapilavastu sofria com a situação política turbulenta. Não era um país completamente independente, mas obrigado a pagar tributos à potência vizinha, Kosala.

Vendo o precário estado de sua pequena e impotente tribo que estava destinada a ficar sob o governo das potências vizinhas, esperava-se que Siddhartha, o príncipe herdeiro do clã dominante, suprisse a necessidade de liderança no futuro.
A mãe de Siddhartha morreu sete dias após seu nascimento e assim o príncipe foi criado por sua tia Mahaprajapaty. A morte de sua mãe teve uma grande influência no jovem que mais tarde se tornou muito interessado pela questão da morte.

Seu pai tomou muito cuidado com seu introspectivo e calmo filho e deu-lhe especial treinamento em literatura e artes marciais.
Como um menino, Siddhartha foi deliberadamente protegido do lado mau da vida. Diz-se que ele foi criado em três locais, um em cada uma dessas estações: inverno, verão e monção.

Seu pai cercou-o de opulência a fim de impedi-lo de ver as realidades da vida que o pudessem fazer renunciar à sua vida como um príncipe.
Ele cresceu como um fino homem com uma notável personalidade, qualificado em todos os aspectos a ser um grande líder.
A despeito de sua instrucção luxuosa, Siddhartha possuía uma aguda sensibilidade e um profundo amor pela justiça, que o animaram a superar as condições difíceis em seu pais e a meditar profundamente sobre o destino do homem.
Preocupado com a introversão de seu filho, o rei procurou ligá-lo à vida mundana. Quando tinha dezesseis anos, o jovem príncipe, embora desejasse tornar-se um asceta, concordou em se casar. Siddhartha concordou com a condição de encontrar uma moça "de perfeitas maneiras, verdadeira, modesta, simpática, de bom temperamento, de berço digno, jovem e bela, mas não orgulhosa de sua beleza, caridosa, abnegada, suave como uma irmã ou uma mãe, não interessada em música, perfumes, festividades ou vinho, de pensamentos, palavras e ações puros, a última a dormir e a primeira a se levantar na casa em que moraria.

Siddhartha escolheu Yasodhara para ser sua esposa e tiveram um filho, Rahula.
Todavia, seu casamento de prazer e pompa somente aumentou seu descontentamento.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com