sábado, abril 08, 2006

 

CARACALLA


Posted by Picasa Marcus Aurelius Antoninus , vulgo Caracalla ou Caracala nascido a 4 de abril de 186 perto de
Lugdunum, Lyon e falecido no dia 8 de abril de 217 na Mesopotâmia, foi de 211 até sua morte Imperador Romano.
Caracalla nasceu em Gália no ano 186 d.C.

Era o filho mais velho de Julia Domma e Sétimo Severo, de quem foi sucessor.
Foi nomeado Caesar em 196, foi designado imperador em 197, foi aceite pelos colégios sacerdotais e chamado Augusto em 198.
No ano 202 d.C., o prefeito pretoriano Plautianus promoveu o casamento de sua filha Plautila com Caracalla, mas este detestava a ambos, recusando-se a ter qualquer relacionamento com ela.

Depois da queda de Plautianus, mandou exilá-la. Caracalla imaginou a trama que levou Plautianus à morte, dizendo que ele pretendia matar os imperadores.
De 205 a 208, Caracalla e o seu irmão mais novo, Geta, tinham ganho a fama de dissolutos e aos poucos a intensa rivalidade entre eles transformou-se em ódio. Ambos acompanhavam o pai nas campanhas da Bretanha de 208 a 211. Por essa época, a instabilidade mental de Caracalla começava a preocupar e, em certa ocasião, quase esfaqueou o pai, pelas costas, perante todo o exército.
Depois da morte de Severus, em 211, Caracalla e Geta abandonaram a campanha britânica e voltaram para a cidade de Roma.
Em Roma, a rivalidade cresceu tanto que o palácio ficou dividido, e no fim desse mesmo ano Caracalla mandou matar o irmão.
Sua força como imperador provinha da habilidade com que conquistava a fidelidade dos soldados, compartilhando de suas obrigações.
Sua instabilidade mental, o tratamento brutal e sua política fiscal muito severa fizeram com que se tornasse odiado .
Nos anos 213 a 217 d.C. promoveu uma campanha contra os partos no Oriente, mas em 217 foi assassinado por seu prefeito pretoriano, Macrinus.
O evento mais marcante do seu reinado talvez tenha sido a célebre Constitutio Antoniniana (também conhecida como Edito de Caracalla ou Édito de 212), na qual concedia a cidadania romana a todos os habitantes livres do império.
O apelido “Caracalla” veio do nome do manto com capuz que usava frequentemente.

Morreu assassinado, sendo sucedido por Macrinus.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com